Maior evento da agricultura familiar do Brasil, o Rural Show 2014 vai trazer à tona importantes assuntos com o objetivo de promover o crescimento e a valorização do setor no Brasil.
Segundo um dos organizadores do evento e presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, muitas pessoas desconhecem a força da agricultura familiar que, hoje, corresponde a significativos 11 % do PIB e a 70 % de toda a produção de alimentos em território nacional. “Atualmente, existem 4,3 milhões de estabelecimentos com exploração familiar, o que corresponde a 84 % de todos os estabelecimentos do Brasil”, diz.
A agricultura familiar responde por 54% de toda a produção agrícola do Brasil. “Ela emprega 16,1 pessoas a cada 100 hectares, enquanto que a agricultura patronal emprega 1,7 pessoas a cada 100 hectares. São 12,3 milhões de pessoas gerando uma renda por hectare de R$ 1.462,00. Na agricultura empresarial, esta renda cai para R$ 547,00 por cada hectare explorado”, aponta.
De acordo com Kny, se analisada de forma correta, a agricultura familiar é mais produtiva, por unidade de área, que a agricultura empresarial.
No Rio Grande do Sul, a agricultura familiar é responsável por 84% da produção de feijão, 92% de mandioca, 34% do arroz, 60% de aves, 70% dos suínos e 66% da produção de milho e 70% de leite.
“Mais do que nunca é preciso colocar a agricultura familiar no lugar de destaque em que ela merece estar. É necessário criar novas políticas de incentivos e benefícios à propriedade rural, ao pequeno e médio agricultor, para que não haja êxodo e para que o setor cresça com 100% do potencial que possui”, destaca.
O Rural Show acontece de 17 a 20/07, em Nova Petrópolis. O evento é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater/RS – Ascar e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.