A Unilever, por meio das marcas Dove Men+Care e Kibon, fechou parceria com a Confederação Brasileira de Rugby para incentivar o esporte no País.
A iniciativa ajudará a melhorar a estrutura de treinamento dos atletas com o projeto Academia Dove Men+Care & Kibon de Rugby. O apoio vem em momento importante para a modalidade, que volta a ser um esporte olímpico nas Olimpíadas Rio 2016.
No primeiro ano de parceria, o foco será nos centros de treinamento em São José dos Campos e São Paulo, com melhorias em infraestrutura (academia, campos de treinamento e vestiários) e fornecimento de uniforme, alimentação e transporte para os atletas.
O Estado de São Paulo concentra mais de 50% dos atletas do País, razão pela qual o projeto começa na região. Além disso, as marcas investiram na contratação de profissionais como nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, que ajudarão os esportistas no desenvolvimento de suas habilidades. Com essa estrutura, serão atendidos 70 jovens entre 15 e 19 anos de idade, nas categorias masculina e feminina.
“Para a Kibon é uma alegria muito grande poder fazer parte de um projeto de incentivo ao esporte. A nossa marca é vista como um sinônimo de felicidade e sabemos da importância desse apoio para o crescimento pessoal e profissional de atletas e futuros atletas de Rugby”, afirma Leandro Teixeira, gerente de Marketing de Kibon.
Um trabalho de identificação de novos talentos também está contemplado no projeto. A ideia é que treinadores e comissão técnica das categorias de base e profissional realizem o mapeamento de potenciais jogadores, com idade entre 15 e 19 anos de idade, em academias, clubes, projetos sociais e centros de treinamento e campeonatos regionais da categoria no País.
Segundo Aline Okada, gerente de marketing de Dove Men+Care, “O rugby está alinhado ao conceito da marca de força com cuidado, já que é um esporte que requer força e técnica. Dove Men+Care já é parceiro das confederações de rugby da Escócia, Irlanda, País de Gales, Inglaterra e, no Brasil, nosso objetivo é colaborar diretamente com o desenvolvimento da modalidade e crescer junto com o esporte.”
A parceria também prevê, para os próximos três anos, a implantação de mais duas academias da modalidade em outros Estados do País, cuja localização será definida entre CBRu e Unilever.
O objetivo é incentivar o crescimento profissional dos esportistas para além das Olimpíadas Rio 2016, bem como popularizar a prática do esporte no Brasil, preparando atletas para competições internacionais das Seleções Brasileiras Masculinas e Femininas.
“O investimento mais importante num programa esportivo de alto rendimento deve ser dirigido às categorias de base, onde os atletas infanto-juvenis são descobertos e orientados para enfrentar os futuros desafios. Os recursos da parceria com a Unilever permitirão a CBRu melhorar a infraestrutura existente e criar novos centros de treinamentos, para atender um número maior de atletas masculinos e femininos”, comenta Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu.
“Todas as modalidades que centralizaram atletas de elite conquistaram bons resultados em médio e longo prazo e acreditamos que o rugby brasileiro terá o mesmo êxito. Importante ressaltarmos o trabalho desenvolvido por nosso agente britânico, WSM Communications Limited, que trabalhou para a parceria entre a CBRu e a Unilever ser concretizada”, finaliza.
Atualmente disputado em mais de 120 países, o rugby surgiu na Inglaterra e tornou-se muito popular em países de colonização inglesa, como Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Além das muitas variações do esporte, ainda há o rugby de praia, de toque, em cadeira de rodas e o subaquático.
Na variação de rugby sevens (modalidade olímpica), cada equipe é formada por sete jogadores, com cinco suplentes a disposição. As partidas têm dois tempos de sete minutos e o objetivo principal é fazer o maior número de pontos apoiando a bola na zona de pontuação atrás da linha de fundo do adversário (in-goal).
A Copa do Mundo de Rugby XV, variação mais conhecida do rugby, já é o terceiro maior evento esportivo do planeta, ficando atrás dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo da Fifa em audiência.