A Associação de Produtores de Cachaças do Estado do Rio de Janeiro (ApaceRJ) aproveita o Dia Nacional da Cachaça (13/09) para celebrar a excelência das marcas fluminenses, que são responsáveis por 15% da receita de exportação da bebida no País, com faturamento de 2,5 milhões de dólares (R$ 5,6 milhões).
O protagonismo dos produtores fluminenses contribuiu para que a bebida alcançasse posição de destaque entre os destilados de todo o mundo. Atualmente, a cachaça é exportada para mais de 60 países, principalmente para Alemanha, Estados Unidos, Portugal e França.
Foto: Divulgação.
Dados do Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) indicam que anualmente são exportados 9,21 milhões de litros, e o Rio é o segundo maior estado exportador da bebida no País, mesmo sendo apenas o sétimo (estimativa da ApaceRJ) em volume de produção.
“A data também é uma boa oportunidade para refletirmos sobre o nosso enorme potencial. O setor apresenta números tímidos quando avaliamos que o país tem a capacidade de produzir 1,2 bilhão de litros. As destilarias escocesas, por exemplo, exportam 1,3 bilhões de garrafas de whisky.”, avalia a presidente da ApaceRJ, Katia Alves Espírito Santo.
Para Katia, as premiações internacionais que as cachaças fluminenses vêm acumulando são mais uma comprovação de que os produtores estaduais oferecem uma bebida de excelente qualidade e que tem todos os predicados para conquistar ainda mais mercado lá fora. Somente as marcas associadas à ApaceRJ acumularam 40 prêmios, no intervalo de um ano.
“Necessitamos também de um apoio maior do poder público. Somos um setor que emprega mais de 600 mil trabalhadores no país e formado, em sua maioria, por produtores de pequeno e médio porte. Porém”, enfrentamos as dificuldades de falta de mão obra qualificada e de alta tributação, explica Katia, que acredita que o setor enfrenta limitações na hora de receber ajuda por levar para o mercado uma bebida adulta.
“Muitas pessoas ignoram o valor cultural da cachaça, que é a bebida nacional do Brasil e é Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. Além disso, todos os produtores da ApaceRJ têm o compromisso com o consumo responsável” afirma.
Guia é Sucesso
Para mudar a imagem distorcida que muitas pessoas têm da cachaça, a ApaceRJ vem realizando um trabalho intenso de divulgação da bebida, revelando toda dedicação que há para a produção de um sabor apurado que nada deve para o de outros tipos de destilados.
Entre as ações de marketing promocional está a elaboração da Carta de Cachaças do Estado do Rio de Janeiro.
Publicada no fim do primeiro semestre de 2014, a obra é um guia de 155 páginas, em versão trilíngue (português/inglês/francês), com detalhes sobre o destilado brasileiro e informações sobre 17 marcas produzidas no Estado do Rio de Janeiro.
Em pouco tempo, a Carta tornou-se objeto de desejo dos admiradores da bebida e material de pesquisa para aqueles que não conheciam o rico universo da cachaça.
“O sucesso foi tão grande que já estamos pensando em como será a segunda edição. Marcas que não participaram da primeira Carta demonstraram interesse em estar presente na próxima publicação. Também recebemos muitos elogios dos bares e restaurantes onde o guia foi distribuído.”, comemora Katia.