Já chega de ações “batidas” que não chamam a atenção do consumidor. O mercado de marketing promocional está evoluindo e agregando novas ferramentas para atingir o público de forma criativa e arrebatadora.
Uma das principais tendências no Brasil e no mundo é o Newsgame, plataforma que divulga informações por meio da dinâmica de jogos virtuais. O Promoview já cantou a bola para o mercado – reveja a matéria aqui – e agora foi atrás de um especialista para falar mais sobre o assunto.
A repórter Camile Kogus conversou com Fred Di Giacomo Rocha, editor-chefe da seção Internet Núcleo Jovem da revista Superinteressante – pioneira na produção de newsgames no Brasil – e autor do livro “Canções para ninar adultos” e “Haicais Animais”.
O profissional falou sobre a chegada dessa nova ferramenta no mercado de marketing promocional e quais os cuidados que as agências devem ter ao buscarem essa plataforma.
Foto: Reprodução/Facebook.
Promoview: Como você avalia a utilização do newsgame no mercado brasileiro, principalmente nas ações de marketing promocional?
Fred Di Giacomo Rocha: Eu acho que os games são a mídia com maior poder de imersão que já criaram, e sua capacidade de simulação é insuperável também. O mercado brasileiro já tem usado bastante advergames e acho que os newsgames podem funcionar como publieditoriais (ou native advertising, se preferir) jogáveis, que entregarão ao jogador publicidade com conteúdo.
Promoview: Como é o processo de produção desses cases com direcionamento para determinadas marcas dentro da Superinteressante?
Fred Di Giacomo Rocha: Na verdade, esses newsgames são produzidos pela área de Projetos Especiais da Editora Abril. É uma equipe formada por jornalistas, designers e publicitários (muitos deles com passagens pelas revistas) que cria conteúdo customizado para marcas. Assim se mantém a separação entre “Igreja e Estado” e pode se oferecer conteúdo com alto poder de engajamento para os clientes.
Promoview: Qual é o maior desafio na hora de desenvolver um jogo voltado para divulgação de produtos, agências, ou ações promocionais?
Fred Di Giacomo Rocha: O grande desafio é manter o lado “news” desse tipo de jogos. Não vale criar qualquer jogo e chamar de newsgame. Um jogo jornalístico é baseado em informações reais e tem compromisso com os fatos.
Então, acho que a ideia é unir diversão, informação e ainda fazer a ação de marketing promocional. Se o jogo for criado com cuidado, tanto o anunciante quando o público terão uma ótima experiência.
Promoview: Em que uma agência deve investir para alavancar esse tipo de ferramenta?
Fred Di Giacomo Rocha: Primeiro a agência deve fazer a pergunta: “Quando devo usar o formato newsgame?” Eu acho que ela deve usar esse formato, como disse antes, onde faria um publieditorial ou native adverstesing. Quando ela quiser criar uma experiência de imersão ou simular algo.
O jogo precisa ser divertido o suficiente para parar o jogador por cinco, dez ou 15 minutos. Ele deve aprender algo no final da experiência. E, é claro, é importante fazer uma boa divulgação, escolhendo veículos que melhor se adequem a formatos inovadores.
Profissionais capacitados são o último ingrediente dessa fórmula de sucesso; vale a pena procurar quem tem experiência com newsgames, serious games ou jogos educativos para desenvolver sua peça.
Promoview: E para engajar os clientes e consumidores a experimentarem o newsgame, o que ela deve fazer?
Fred Di Giacomo Rocha: É matador mostrar aos clientes os dados impressionantes do mundo dos videogames (faturamento, audiência e engajamento). Jogos como GTA V faturaram mais que qualquer filme em seus lançamentos. Além disso, é importantíssimo fazer jogos de qualidade e esses devem ser divulgados em veículos com exposição e adequação de público.
Promoview: Existe no Brasil suporte suficiente para o profissional que quer se especializar nessa área ?
Fred Di Giacomo Rocha: Para quem quer se especializar em games existem alguns cursos, pós e MBAs, mas a a área de newsgames é muito nova. Eu dou cursos e palestras e tenho um blog sobre o assunto.
Promoview: Para finalizar, qual é o newsgame de maior sucesso da Super?
Fred Di Giacomo Rocha: Somando audiência e repercussão foi o Filosofighters que recebeu resenhas e elogios em vários países do mundo, teve uma boa audiência e ganhou o Prêmio Abril além de ter sido finalista do BIG (Brazilian Indie Games).
Graças a ele nós fomos destaque na PC Gamer Inglesa, no site do Niemans Lab de Harvard e em um site de newsgames alemão. O BBB – Paredão da Personalidade também foi o campeão de audiência em seu ano de lançamento e o CSI, primeiro newsgame da Super, está entre as maiores audiências do site desde 2008, quando foi lançado.