A comemoração dos 162 anos de Parintins teve início no dia 13 de outubro, a partir das 20h30. O evento pretende dar ênfase ao seu principal ritmo com a oitava edição do Festival de Toadas.
Serão apresentadas 16 obras classificadas das 62 inscritas em um edital que permitiu a participação de compositores de todo Brasil. Nesta quarta-feira (15/10), acontece a premiação para os melhores.
Uma grande estrutura de palco, som, iluminação e arquibancadas foi montada na Praça dos Bois para realização da festa de 162 anos de Parintins. Na terça-feira (14/10), a programação iniciou com a apresentação de 16 toadas concorrentes do oitavo Festival de Toadas realizado pela prefeitura.
Foto: Divulgação.
Para conduzir os intérpretes no palco da festa, a prefeitura contratou 16 músicos, entre eles tecladista, violonista, baixista, back vocal e outros profissionais da música.
De acordo com o subsecretário de Cultura Júnior de Souza, as toadas deste ano abordam temas como Amazônia, boi bumbá, festas caboclas, indígena, Festa de São João e outros. “As toadas estão muito boas e isso engrandece o nosso festival. Os compositores estão empenhados nos ensaios e ansiosos para a competição.”, disse Júnior.
Segundo o compositor Murilo Maia, o Festival de Toadas deste ano gerou expectativa nos participantes por conta do grande número de músicas inscritas. Murilo ressalta que o evento incentiva os profissionais a se manter no mundo musical e afirma que a toada é o ritmo que identifica o Estado do Amazonas.
A programação dia 15 de outubro é a seguinte: de 20h às 21h – DJs Adelino e Alex Aguiar, de 21h às 22h – Premiação as toadas e compositores concorrentes no Festival de Toadas, de 22h às 23h sobre ao palco o Boi Bumbá Caprichoso. De 23h30 às 00h30 é a vez do Boi Bumbá Garantido se apresentar. De 00h30 às 00h50 voltam os DJs Adelino e Alex Aguiar encerrando com a Banda Zoeira Show até as duas horas.