A causa mundial contra o câncer de mama encontra forças também nos Escoteiros Catarinenses que aderiram à campanha Outubro Rosa por meio de manifestações visuais, entre elas a iluminação do prédio do Escritório Regional na cor rosa.
Com isso, os escoteiros esperam auxiliar na conscientização sobre a importância de ações preventivas do câncer de mama, estimulando a realização periódica de exames, e, quando for o caso, a busca de tratamento na fase inicial da doença.
Foto: Divulgação.
O câncer de mama é a primeira causa de mortes em mulheres e a quinta em tipos de câncer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre as recomendações dos especialistas na área da saúde estão: realizar o autoexame de mamas, mensalmente; procurar o médico para submeter-se a exames periódicos; e lembrar que mamografia deve ser realizada todos os anos. Importante lembrar que, embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens.
Nesse sentido, os Escoteiros de Santa Catarina sugerem aos grupos que também façam a adesão ao Outubro Rosa, iluminando suas sedes e promovendo atividades temáticas.