Entre os dias 24 e 28 de novembro, o Centro de Convenções e Feiras da Amazônia Hangar ), na cidade de Belém (PA), recebe centenas de participantes de todo o País para a sexta edição do Fórum Nacional de Museus (FNM).
O evento é realizado a cada dois anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) ? autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), responsável pela política pública para museus no Brasil. Nesta sexta edição conta com a parceria na realização da Secretaria de Economia Criativa (SEC) do MinC.
O evento reúne diversos entes do setor de museus e memória no Brasil, além de convidados internacionais, para debater sobre temas de interesse das áreas. Neste ano, o tema é Museus Criativos.
A partir desta temática, um conjunto de atividades foi pensado com vistas a enfatizar o caráter interdisciplinar, bem como as funções sociais e culturais das instituições museológicas.
Museus Criativos são compreendidos aqui como instituições e processos museais que buscam incorporar em suas práticas e gestão possibilidades inovadoras de sustentabilidade nas quatro dimensões: social, cultural, econômica e ambiental.
Assim, ao atuarem de maneira instigante e inventiva, essas instituições qualificam-se para superar desafios e ultrapassar limites em um cenário caracterizado pela pluralidade social e cultural, aprimorando sua missão social.