Foram anunciados na noite de 08 de dezembro , no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, os nomes dos vencedores do Prêmio Jovens Inspiradores 2014, promovido por Veja.com em parceria com Companhia de Talentos, Abril Plug and Play e Chivas.
Em sua terceira edição, o concurso premiou estudantes universitários ou recém-formados com potencial para assumir postos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil.
Alexandre Amorim, de Curitiba (PR); André Barrence e Izabela Corrêa, ambos de Belo Horizonte (MG), foram eleitos por uma banca formada por uma banca examinadora, composta por Fábio Barbosa, presidente da Editora Abril; Ismael Rocha Júnior, da ESPM; Marcelo Marinho Aidar, da Fundação Getúlio Vargas; Profª Vanderlan da Silva Bolzani, da Unesp; Keila Arciprete, gerente de publicações e marketing publicitário Veja; Jadyr Pavão, editor de Veja; Sofia Esteves, fundadora e presidente do Grupo DMRH; Maira Habimorad, vice-presidente do Grupo DMRH; e Maria Cristina Cappi, Viviane Ovanessian e Maria Cristina Barbosa, da Cia de Talentos.
Foto: Divulgação.
Lucas Luchesi, de Goiânia (GO), foi eleito por meio de votação popular, realizada no site de Veja.com. Dos mais de 55 mil votos, 21.896, foram para o jovem de 23 anos de idade, fundador da empresa social Camaru, que pretende levar soluções de saneamento básico a milhões de brasileiros que ainda não possuem esse serviço em seus lares.
Os quatro vencedores conquistaram uma bolsa de estudos de R$ 30 mil, para estudarem em uma universidade nacional e internacional, além de um programa de mentoring de um ano, oferecido pela Cia de Talentos. Os outros finalistas, Guilherme Braga (Porto Alegre/RS), Gustavo Henrique (Mogi das Cruzes/SP), Ricardo Lima (São Paulo/SP), Tatiana Capitanio (São Paulo/SP), Tiago Dalvi (São Paulo/SP) e Wanderlson Lama (Primavera do Leste/MT), ganharam iPads e o direito a participar de um programa de orientação de carreira com duração de dois meses.
Já Guilherme Finkelfarb Lichand, de São Paulo, conquistou o Prêmio Especial, oferecido pelo parceiro Chivas para participantes com idade igual ou maior a 25 anos. Lichando é responsável pelo projeto MGov, consultoria em gestão que utiliza o celular para avaliar políticas públicas.
O prêmio de R$ 100 mil foi entregue para que Lichand invista em seu plano de negócios. A iniciativa faz parte de uma campanha global promovida pela marca Chivas, parceira desta edição do Prêmio Jovens Inspiradores.