O Instagram excluiu milhões de contas falsas no dia 19 de dezembro. Como consequência, houve uma considerável redução de usuários, o que resultou na diminuição dos seguidores de figuras públicas e marcas.
Das cem contas mais populares, o perfil oficial da plataforma foi o que mais perdeu fãs, cerca de 20 milhões em 24 horas. Os perfis da empresa no Brasil e no Exterior também ganharam destaque quando passaram a receber reclamações dos usuários sobre a atitude do Instagram.
Justin Bieber também foi afetado pela mudança. O cantor perdeu, em um dia, 3,5 milhões de fãs. Kim Kardashian também teve seu número de seguidores reduzidos. Eram 23,5 milhões e agora passou a ser 22,2 milhões.
No entanto, a iniciativa foi positiva para a rede social. Houve um aumento na estimativa de valor de mercado da companhia, que passou de US$ 19 bilhões para US$ 35 milhões, de acordo com a instituição financeira Citigroup, em balanço divulgado pela Folha de S.Paulo.
De acordo com comunicado da rede social enviado ao site Business Insider, os usuários excluídos eram robôs, spam ou contas que violavam os termos de uso do aplicativo.