A atividade de live marketing no Brasil, que ganhou corpo a partir de 1990, já revelou nomes importantes e reconhecidos pelo mercado de comunicação como João De Simoni, José Victor Oliva, Mentor Muniz Neto, Marcelo Heidrich, Bazinho Ferraz e Fernando Figueiredo. Reverenciados pelas gigantescas ações de ativação que realizaram somam historias de sucesso, especialmente por terem sido realizadas ao vivo. Aliás esta característica rebatizou a atividade até então denominada de marketing promocional.
Ao lado destes, outro nome se notabilizou no mercado brasileiro pelas ações realizadas como diretor de marketing promocional mas sobretudo pelo caminho seguido no sentido de proporcionar um status corporativo para atividade, tão necessária na avaliação de todos citados acima.
Ele é Júlio Feijó Neto profissional com participação em centenas de projetos promocionais e eventos nacionais e internacionais. Na área de promoções desde 1982, já esteve “nos dois lados do balcão”, atuando como contratante de serviços promocionais e como prestador de serviços. Administrador e jornalista, iniciou sua carreira prestando serviços para indústria do tabaco brasileira, que por muito tempo foi referência mundial em eventos. Na década de 90 atuou durante 8 anos no marketing da indústria de bebidas, em um momento que ficou notabilizado como “guerra das cervejas”.
Neste período acumulou experiências através da participação no planejamento e produção de diversas ações promocionais onde a utilização da internet, o conceito de merchandising no PDV e de eventos proprietários ainda era incipiente. Ao lado dos eventos, auxiliou, no mesmo período, a implantação dos primeiros projetos de merchandising no PDV no país. Participou também de grupos que ganharam vários prêmios de stands em feiras graças a projetos com forte apelo visual e excelência no atendimento e geração de negócios. Este conjunto de ações – hoje reconhecidas como de brand experience – ajudou a consolidar a posição da marca líder do mercado brasileiro de cervejas, que se mantém até hoje.
No final do século XX passou a atuar como Diretor de Marketing promocional onde desenvolveu diversas ações para a telefonia celular, que começava a dar seus primeiros passos no país a atuar com grandes investimentos no mercado comercial, em um movimento que iniciou a partir de 1998. Neste período dirigiu eventos, ações no ponto de venda, lançamentos e programas de incentivos, todos com a utilização de internet, do qual foi um dos pioneiros no sul do país, além de ações para os setores automotivo, imobiliário e da indústria de alimentação.
Administrador, atuando no mercado promocional que sempre careceu de literatura específica, foi autor de vários artigos publicados em jornais, revistas e sites especializados. Em 2003 integrou o grupo que levou a AMPRO, Associação de Marketing Promocional para outros estados além de SP, fundando o Capítulo da entidade nos estados do Paraná e Santa Catarina, tendo sido presidente de 2005 a 2007. Esta busca pela integração e valorização do mercado deu-lhe o Prêmio de Destaque do Ano no Prêmio Colunistas Promoção 2008.
Em 2006 ele começou literalmente e de forma inexorável a escrever seu nome na história da promoção de vendas e live marketing brasileiro tornando-se o primeiro publisher do mercado promo ao lançar o site www.promoview.com.br , que desvenda o dia-a-dia desta atividade. Promoview foi o primeiro site privado em língua portuguesa a publicar exclusivamente notas de marketing promocional, que segue sendo atualizado até hoje. A competência na execução deste trabalho rendeu vários prêmios. Foi escolhido “Site do Ano 2010”, pela Ampro – Associação de Marketing Promocional, “Reportagem do Ano“ pelo Prêmio Caio em 2011 e “El Peridoista del Año“ no FIP – Festival Ibero americano de Promociones y Eventos em 2012.
Júlio estruturou o site e realizou a indexação de forma a reunir profissionais das agências de marketing promocional e live marketing, diretores, gerentes e analistas das áreas de marketing, trade marketing e compras das principais empresas mundiais e também diretores de fornecedoras de produtos e serviços voltados para o mercado promocional. O Promoview colocou-se no caminho dos internautas que procuram informações específicas sobre ações promocionais, eventos corporativos e proprietários, programas e viagens de incentivo, ações no PDV, endomarketing, relacionamento, mercado de brindes, feiras e estandes, mobile e hotsites promocionais.
Com extrema propriedade a atualização diária garante novas notícias, fotos e vídeos sobre “live marketing“, o formato de comunicação mais avançado que existe, para todos que buscam no Promoview um espaço para informação e atualização profissional. As pautas promovem o aprimoramento das atividades promocionais, atuando como “porta-voz“ do mercado brasileiro deste setor impulsionando diariamente uma relevante rede social daqueles que trabalham neste segmento da comunicação brasileira. Na esteira deste trabalho inédito no segmento, coordenou a publicação do Anuário Brasileiro de Live Marketing, livro editado para os idiomas inglês e português, distribuído em vários países.
Neste Cinco de Julho de 2013 Feijó, este gaúcho de Porto Alegre que cresceu no bairro Santana vibrando com os títulos do Internacional no Beira Rio completa 50 anos de vida, em grande parte marcados pelo trabalho na sua atividade preferida, que aconteceu em corredores de feiras, no back stage e área Vip dos eventos, viradas de noites planejando ou dias e dias produzindo para colocar na rua e nos PDV´s as ações promocionais ou dentro das empresas as campanhas de incentivo num calendário que nunca teve “domingo” ou “feriado”: “Nesta atividade você não consegue seguir aquela rotina dos dias de semana como a maioria faz. Meu domingo sempre foi no dia seguinte a entrega do job”, diz Júlio Feijó.
Hoje na posição de observador desenvolve seu trabalho “promovendo quem promove” como ele mesmo define “porque santo de casa não faz milagre” conclui. Por fazer com paixão, amplifica com maestria esta narrativa diária. E contando a história dos profissionais e agências do live marketing brasileiro tem seu nome entre os grandes na história desta atividade no Brasil.