O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, comunica que o Cannes Lions realizou o lançamento da edição de 2018 do Festival de Criatividade com mudanças significativas para delegados e na estrutura de premiação.
A 65ª edição do Festival será realizada de segunda-feira a sexta-feira, de 18 a 22 de junho. Um Festival e estrutura de premiação simplificados trarão um foco muito maior para cada Lion e permitirá reconhecer os melhores trabalhos, exibi-los ao público e garantir que os delegados possam se beneficiar do programa de conteúdo de melhor qualidade e aproveitarem ao máximo seu tempo em Cannes.
Como resultado da reorganização:
Os Lions serão organizados em nove setores principais para melhor refletir e apoiar as indústrias criativas.
Os novos setores formarão, simultaneamente, a base para o programa de conteúdo do Festival – palestrantes, sessões de painel e oficinas – para ajudar os participantes a navegarem mais facilmente no Festival.
Os pontos para os Prêmios Especiais (Holding Company of the Year, Agency of the Year, Network of the Year) foram alterados para recompensar adequadamente o melhor trabalho.
120 sub-categorias do Lions foram extintas.
Os trabalhos de caridade e ONGs serão agora apresentados aos jurados separadamente do trabalho liderado por marca; o primeiro passo para separar o trabalho de caridade da marca.
Um novo limite de inscrições significa que cada peça somente poderá ser inscrita em um máximo de seis Lions.
O Lions Innovation e Lions Entertainment voltam ao Palais 2, com a Lions Innovation estendido durante toda a semana com um programa completo de conteúdo para refletir a importância da tecnologia como facilitadora da criatividade.
Mudanças nos Lions:
O Cyber Lions, Integrated Lions e Promo Lions serão extintos
O Brand Experience & Activation, Creative e-commerce e Social & Influencer Lions serão lançados como parte da nova estrutura
As categorias craft de Print, Outdoor e Design serão removidas para serem julgadas por especialistas em uma categoria denominada Industry Craft Lions.
"Este é um lançamento especialmente importante para nós. Passamos muito tempo conversando com as pessoas relevantes para garantir que o Festival não seja somente tão desejável quanto possível, mas também garantir que o sentimento por trás do Festival seja fundamentalmente os trabalhos e as pessoas que estão por trás deles. Nós mantivemos longas discussões para curar um Festival atualizado que coloca o conteúdo criativo no coração do Cannes Lions," comentou Philip Thomas, CEO da Ascential Events sobre o Festival de 2018.
Após uma sequência de conversas com a cidade de Cannes, o primeiro de uma série de pacotes de benefícios exclusivos para participantes do Festival também foi revelado. Juntamente com as tarifas de táxi e as instalações de Wi-Fi gratuitas expandidas ao longo da Croisette, os preços dos hotéis serão congelados para 2018 e os menus de preço fixo serão oferecidos exclusivamente para os detentores do emblema do Festival em mais de 50 restaurantes.
"Nossos clientes deixaram claro que eles tinham um problema significativo com a acessibilidade da cidade de Cannes, e compartilhamos esse feedback com nossos parceiros da cidade. A resposta da cidade e do gabinete do prefeito David Lisnard foi fantástica. Estes novos benefícios para os delegados permitem que os participantes façam um orçamento para o Festival de forma mais precisa e eficaz, com medidas genuínas de economia de nos gastos," comentou Jose Papa sobre o novo pacote de benefícios, diretor geral do Cannes Lions.
O Festival do próximo ano também marca a introdução de uma nova iniciativa destinada a fortalecer os jovens talentos mundiais em toda a indústria. Um passe de delegado de Young Lions será entregue gratuitamente a todos as empresas que participaram com mais de 15 inscrições no Festival de 2017, totalizando mais de 650 inscrições gratuitas para o Festival em 2018.
"Como representantes do futuro da indústria, é vital que jovens criativos tenham experiência em Cannes Lions e possam tirar proveito de toda a aprendizagem, inspiração e oportunidades de networking. Este novo esquema do Young Lions receberá uma nova geração de jovens criativos jovens no Festival ao mesmo tempo em que reconhece as agências e empresas criativas que inscrevem seus trabalhos nos prêmios," comentou Jose Papa.
Ao longo dos cinco dias do Festival, a cidade de Cannes acolherá o melhor trabalho criativo e o show de prêmios além do Palais. Os trabalhos inscritos e os vencedores serão exibidos nas telas da praia e em torno de Cannes, proporcionando um papel muito maior para os trabalhos na experiência geral do Festival.
O Festival do próximo ano também marcará a primeira vez que cada cerimônia de premiação estará disponível para exibição gratuita em todas as principais plataformas. Como de costume, todos os trabalhos vencedores serão publicados no site Cannes Lions.
"A mudança sempre foi parte dos Cannes Lions e as inovações que estamos apresentando para 2018 marcam uma nova fase emocionante na história do Festival. Alguns dos efeitos dessas mudanças serão sentidos imediatamente, enquanto que outros representam o início de uma jornada de transição mais longa. Mas o que todos eles têm em comum é que eles reorientam o festival e garantem que o Cannes Lions continue a ser o principal evento global para as indústrias de comunicação criativas do mundo por muitos anos," concluiu Philip Thomas.