O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou que o Burger King ganhará a homenagem de Anunciante do Ano em 2017.
De acordo com a organização, a marca abraçou e incentivou a criatividade em suas comunicações, gerando inspirações globais de marketing através de seus produtos.
Vale lembrar que o Burger King tem enorme tradição de premiação na Riviera Francesa.
No total, a empresa conta com 76 prêmios, incluindo dois Grand Prix em 2016 para a campanha ‘McWhopper’, em Print & Publishing e Media.
Em 2007, a marca conquistou também um GP de Titanium, a premiação mais importante do festival.
“Burger King é uma marca que se tornou sinônimo de campanhas de marketing corajosas e inovadoras, constantemente desafiando os limites da excelência criativa”, afirmou Philip Thomas, diretor executivo da Ascential Events, grupo dono do Cannes Lions.
A premiação será entregue para Axel Schwan, CMO global do Burger King e para o brasileiro Fernando Machado, líder de marketing da marca no mundo, em cerimônia realizada durante o Cannes Lions, que acontece de 17 a 24 de junho, na França.
Confira alguns dos cases mais vencedores da história da marca no festival:
Grand Prix em Media e Print and Publishing em 2016
Com a proposta de promover o Dia da Paz, a rede da fast-food hasteou uma bandeira branca para o McDonald’s e pediu uma trégua na tradicional rivalidade das marcas.
Através de uma carta aberta, o BK fez uma proposta para que os dois restaurantes deixassem de lado as suas diferenças e criassem o “McWhopper”: uma combinação dos ingredientes mais saborosos de seus mais tradicionais e famosos sanduíches.
Apesar da recusa do McDonald’s, a campanha foi um enorme sucesso para a Burger King, com 8,9 bilhões de impressões de mídia e um valor de mídia espontânea de US$ 138 milhões.
Grand Prix de Titanium and Integrated em 2007
Há uma década, o Burger King fez história quando se uniu com a Microsoft para criar três jogos exclusivos de XBOX.
A ferramenta permitia que os jogadores interagissem com a marca de uma nova maneira, construindo uma conexão com um público que estava começando a se afastar de meios de publicidade tradicionais como a televisão.
Leão de Ouro em Promo & Activation em 2016
Depois que o McDonald’s postou um vídeo destacando quantos restaurantes tinha na França, o Burger King rebateu com uma campanha que usou recursos criativos quase idênticos para entregar uma mensagem totalmente diferente.