Dona de uma das marcas mais admiradas do mercado nacional, a suíça Nestlé, que em 2021 vai completar seu centenário no país, comemora os 85 anos de Nescau, primeiro produto criado exclusivamente para o Brasil, em 1932.
Uma exposição especial de Nescau foi inaugurada nesta terça-feira (12) no Centro de Memória Nestlé, espaço que celebra 25 anos. A mostra do achocolatado contou com a participação do futebolista Kaká, protagonista da mais recente promoção da marca, “Craques na Ginga” e que deixou em outubro o time do Orlando City.
A Nestlé, fundada há 150 anos pelo farmacêutico Henri Nestlé, chegou ao Brasil inicialmente através da importação da farinha láctea em 1876. Em 1921 iniciou sua produção no país com uma fábrica em Araras, no interior paulista, que produzia o Leite Moça, até hoje o produto mais vendido da companhia.
Entre as 57 marcas próprias que comercializa no mercado brasileiro, além de 16 outras autorizadas, a Nestlé lançou o Nescau, ainda com a grafia “Nescao”, em referência à principal matéria prima do chocolate, o fruto da Theobroma Cacao.
Além da evolução das embalagens, a exposição de Nescau relembra os vários slogans do produto, desde “Gostoso como uma tarde no circo”, ao atual “O esporte ensina”, passando por “Energia que dá gosto” e o mais icônico “Nescau tem gosto de festa”, eternizado em jingle de 1961 composto por Heitor Carillo para campanha da J.Walter Thompson.
Mais de 180 mil documentos revelam no Centro de Memória Nestlé a história da companhia e suas marcas. Entre as raridades, a última das 16 vaquinhas importadas que eletronicamente chamavam a atenção do público nos pontos de venda na década de 40.
Outra raridade é o quadro “Prato Preferido”, do pintor italiano Alessandro Sani, produzido no final do século XIX, cuja imagem se tornou a embalagem do chocolate em pó Nestlé. A curiosidade é que na tela original os padres estão preparando um frango, substituído na caixa do produto por uma panela de chocolate.