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Copa do Mundo, Rock In Rio e Polêmicas: Veja a Retrospectiva Promoview de 2022

Da Páscoa até o Natal, o Promoview relembra as melhores campanhas e eventos deste ano que passou.


2022 acabou e chegou a hora de olharmos para tudo que aconteceu durante todo o ano. Entre polêmicas e campanhas super interessantes, as marcas deram o que falar nesses 365 dias, e claro que o Promoview esteve presente noticiando tudo isso.

Então, nada mais justo do que fazermos uma bela retrospectiva, para lembrar todos as ações, eventos, coberturas e muito mais, porque relembrar é viver.

Big Brother Brasil 2022

Quando a pandemia começou em 2020, o brasileiro retomou uma tradição no começo do ano: acompanhar o Big Brother Brasil. Com o retorno do reality ao topo das paradas, muitas marcas decidiram se inserir nas provas do game e em várias ações de encher os olhos dos participantes e espectadores.

Quem não sonhou em estar dentro da casa mais vigiada do Brasil no dia em que o McDonald’s levou lanches para os seus moradores? Ou quem não pensou em jogar uma prova do líder da Americanas? O programa da Rede Globo movimentou as redes sociais e aumentou o engajamento de todas as suas marcas parceiras durante os 100 dias de reality, que foram até aumentados por conta do seu sucesso.

Para quem você torceu no BBB 22? O clima de competição chegou cedo esse ano.

Volta-desorganizada dos eventos

Com o fim da pandemia e o retorno dos eventos, muitas feiras, festivais e encontros acabaram lotando a agenda mais ou menos na mesma época, e muitos sofreram com a falta de organização, devido à enorme demanda reprimida e à escassez de mão de obra qualificada, uma vez que muitos profissionais da área perderam seus empregos durante a emergência sanitária, enquanto vários outros mudaram de segmento de atuação, o que trouxe grande impactos para o mercado de trabalho no setor de eventos.

Por exemplo, parte do estande da Plasútil desabou no dia 17 de maio, na APAS SHOW, a maior feira de supermercados do planeta e a maior feira de alimentos e bebidas das Américas, que voltou a ser realizada após dois anos de hiato por conta da pandemia.

Um acidente desse tipo não acontecia há bastante tempo na APAS e foi precedido por outro desabamento durante a montagem dos espaços. Especialistas ouvidos pelo Promoview atribuem estes problemas ao grande volume de projetos na retomada definitiva dos eventos após a crise sanitária da Covid-19 frente a um mercado fornecedor que estava bastante desestruturado naquele momento.

Novos caminhos das agências

Com o término da pandemia, os grandes eventos, ações publicitárias, ativações e experiências de marca voltaram com tudo. O mercado de trabalho no setor de live marketing passou por mudanças bruscas, tendo que se adaptar às necessidades e novos modelos do momento atual. 

Desse modo, algumas agências resolveram não somente possibilitar novas jornadas de trabalho, mas também sentiram a necessidade de readaptar os espaços físicos aos modelos corporativos de atualmente.

Esses novos modelos de trabalho vão desde jornadas híbridas, com vários funcionários trabalhando em home office até espaços físicos direcionados a encontros para decisões que precisam ser feitas em equipe e presencialmente. A partir dessa readaptação dos espaços físicos, diversas agências sentiram a necessidade de inaugurar novos escritórios.

Para acompanhar esta mudança, a equipe do Promoview foi conhecer os novos espaços desenvolvidos pelas agências Eagle, tm1, EAÍ?! e AKM Performma, e, mais recentemente, pudemos conferir de perto o novo posicionamento e o novo escritório da Hands.

Copa do Mundo

Muito mais do que o Big Brother, a torcida dos brasileiros foi direcionada mesmo para a nossa seleção. Infelizmente o Hexa não veio, mas a criatividade das ações da Copa foram de tirar o chapéu.

O Zé Delivery, por exemplo, iludiu demais os torcedores. O aplicativo comprovou, através da superstição, que a taça já era nossa, já que Vini Jr. tinha José no nome, assim como pelo menos um jogador do elenco brasileiro nas cinco vezes que fomos campeões. 

Falando no atacante, ele foi figurinha carimbada de outras campanhas relacionadas à nossa seleção. O atleta estrelou o ‘Gol de Pix’, ação da Casas Bahia que deu dinheiro para cada gol que o Brasil fez nas suas vitórias em amistosos pouco antes da Copa.

E para assistir aos jogos, nada melhor que um lanche temático, ou melhor, oito lanches e um sorvete. Durante o mundial, o McDonald’s lançou os seus tradicionais hambúrgueres da copa, representando oito países que jogaram o campeonato, incluindo, claro, o Brasil. 

Mas quem fez a festa, literalmente, foram as marcas argentinas. Com a consagração de Messi, muitas empresas destinaram suas ações para o jogador e a seleção dos hermanos, antes, durante e depois do fim da Copa do Mundo. Além disso, o país recebeu o tão aguardado carregamento da Budweiser, que foi prometido ao grande campeão do campeonato. 

Aliás, a Bud foi assunto recorrente no nosso site. Após os problemas relacionados às restrições do Catar, país sede da Copa, a empresa decidiu espalhar contêineres pelo Brasil e pelo mundo, para fazer um grande mistério e manter seu nome em alto. Uma bela solução da marca para driblar as dificuldades.

Polêmica foi o sobrenome do Mundial do Catar. O país foi muito destacado negativamente por questões sociais graves como a homofobia e a morte de vários operários nas construções dos estádios. 

Polêmicas e mais polêmicas

Quem estava certo: Luva de Pedreiro ou Allan Jesus? A confusão que a sensação da internet mundial se envolveu com o seu antigo empresário foi só uma das que movimentaram o ano. E falando nas redes sociais, elas foram o palco das maiores tretas de 2022.

Uma que deu o que falar e repercutiu bastante no nosso site foi a campanha bizarra da Balenciaga. A marca famosa por seus produtos e ações fora do comum, foi extremamente criticada por vincular crianças à praticas sexuais.

Quem deu o que falar também foi o Rapper Kanye West. Após uma série de comentários antissemitas, racistas e que incentivavam a intolerância, a Adidas rompeu a parceria de anos com o artista.

“Os recentes comentários e ações de Ye (Kanye) foram inaceitáveis, odiosos e perigosos, e violam diretamente os valores de diversidade e inclusão, respeito mútuo e igualdade da empresa”, disse a empresa em comunicado.

O Twitter também foi assunto, após a sua compra pelo empresário Elon Musk. Entre idas e vindas, o bilionário finalmente tomou a sua decisão e comprou a rede social por 44 bilhões de dólares

Vale lembrar que Elon Musk é recorrentemente vinculado a grandes polêmicas, muito por conta de seu posicionamento sobre a liberdade de expressão ilimitada. Por isso especialistas dizem que essa compra pode aumentar o número de Fake News no Twitter, algo que estamos bem familiarizados nesses anos de pandemia e eleições.

Mas nem só coisas ruins aconteceram em 2022.

Rock In Rio

Um dos ápices do Promoview no ano foi a nossa super cobertura do Rock In Rio. Durante todos os dias do evento, estivemos bem ativos nas nossas redes sociais e aqui no nosso site, mostrando todos os espaços e as ativações das marcas.

Com nomes como Natura, KitKat e Heineken, muitas empresas entraram no clima da Cidade do Rock e se aproximaram do público com brindes e produtos exclusivos.

Falando em brindes, nós não deixamos um escapar. Enquanto estávamos no festival, fomos atrás dos brindes mais disputados de lá, para mostrar com detalhes para vocês.

Os parceiros do Rock In Rio não tiveram o que reclamar. De acordo com o IQEM-V (Índice de Qualidade e Exposição nas Mídias – Valorado), indicador proprietário da CDN, o valor de exposição de marcas em mídia espontânea na edição deste ano do festival foi cerca de 111 milhões de reais. 

Mais Coberturas

Mas, apesar de tudo, nem só de Rock In Rio viveu o Promoview. Estivemos presentes em vários outros eventos, entrando em contato com todas as agências e mostrando as coisas mais interessantes que rolaram por lá.

No meio do ano, fomos ao Lollapalooza e enfrentamos aquela chuva que chegou até a interromper o primeiro dia de shows. Apesar desse problema, serviu como um belo aquecimento para o que viria no segundo semestre.

Estivemos também na BGS, para acompanhar de perto a maior feira gamer do Brasil. Com estandes da HyperX, Lenovo, Marvel e vários outros, vimos ao vivo os novos lançamentos e tecnologias no mundo dos video games.

Ainda no universo nerd, marcamos presença da CCXP, que foi dominada pelos serviços de streaming. Os maiores estandes sem dúvidas foram os da Netflix, Globoplay e afins, com uma cinematografia de fazer inveja a qualquer filme de Hollywood. Além disso, várias estrelas das séries mais famosas do momento estiveram presentes na feira.

E, para fechar o ano das nossas coberturas, também tivemos a Ray-Ban Ocupa. Realizado no Teatro Oficina, o evento teve a proposta de unir a arte e a música em uma experiência inovadora. A “ocupação” foi comandada pela artista e embaixadora da marca Gloria Groove.

Datas Comemorativas

O Natal passou e o Ano Novo está chegando, e claro que as marcas aproveitaram. Os feriados e datas especiais sempre são palco de campanhas super diferentes. Nesse clima de renovação o Itaú chamou mais uma vez a pequena Alice e a atriz Fernanda Montenegro para uma bela mensagem de fim de ano.

A Páscoa também foi assunto, e foi de dar água na boca. Quem não lembra de quando o Burger King se uniu com a Lacata para dar ovos de chocolate em seus combos?

Chocolate também combina com o Dia dos Namorados, para adocicar essa data apaixonante. Mas quem não tinha companhia não teve que se preocupar, já que o Duolingo criou uma solução bem confortável para isso.

Já no Halloween a coisa ficou assustadora. Uma das campanhas que mais se destacou foi o Mausoléu da Heinz, que convidou alguns corajosos a entrarem em uma floresta assombrada para experimentar o seu novo produto: uma Maionese de Alho Negro.

E claro que o Dia das Crianças tem que ser lembrado. Dessa vez, a Ri Happy e a Estrela usaram a nostalgia para promover sua campanha, unindo as diferentes gerações com vários brinquedos de época.

Como será que vai ser o Carnaval em 2023? Nos resta esperar para acompanhar as campanhas mais quentes deste verão.

Não há dúvidas que 2022 foi um ano sem igual para o Promoview. Tiramos muitos projetos do papel, como o nosso Podcast semanal, e  alcançamos mais de 16 mil seguidores no Instagram.

Esperamos que seu 2023 seja mágico e que você continue conectado por aqui, para ficar ligado sobre tudo no universo do Brand Experience e do Live Marketing.