Tech

Metaverso é solução para o mercado de planejamento de eventos

Mesmo que sejam opostos, setor de eventos pode usar a ferramenta ao seu favor.

Com o crescimento desenfreado do Metaverso, muitos setores estão de olhos bem abertos para surfar nessa oportunidade, mesmo que, por sua natureza, naveguem águas opostas desse universo.

Um deles é o setor hoteleiro, mais especificamente na área de planejamento de eventos. Com um mundo onde tudo pode ser resolvido no mundo digital e os encontros presenciais se fazem cada vez menos necessários, essa área pode estar em apuros em poucos anos. Ou pelo menos estaria.

Como em todos os ramos, a adaptação é a chave do progresso. Sabendo que 33% dos ganhos hoteleiros, que equivalem a 1,25 trilhões de dólares, são originados dos eventos realizados em suas instalações, número que sobre para 75% em hotéis especializados, essa área não pode ser negligenciada, e o metaverso pode ser usado como aliado no fim das contas.

Voltando aos números, se há algo que ambos têm em comum são seus altos faturamentos. Em comparação a 2021, o lucro do metaverso praticamente dobrou em 2022, e a expectativa é que, até 2030, os números cheguem na casa dos 5 trilhões de dólares

Mas como unir esses dois diferentes universos? Criando uma réplica dos hotéis no metaverso. Imaginamos que você seja um planejador de eventos. Não seria muito mais prático ver digitalmente todas as instalações de onde você planeja realizar sua festa ou encontro?

Alem disso, um bom planejador visita dezenas e dezenas de locais antes de escolher o local perfeito, que só pode ser um. Criar uma réplica no metaverso poupa o esforço de todos, aperfeiçoa a seleção e, de quebra, ajuda na preservação do meio ambiente, com a diminuição do número de viagens sem objetivo.

Futuros clientes podem visitar a instalação com um apertar de botão. Hoje em dia, a alternativa desta ideia são as famosas fotos 360 que alguns sites disponibilizam em sua home, mas que não substituem em nada uma experiência presencial.

Porém, muito mais do que se prender à realidade, essas visitas ao metaverso podem superar a vida real. Decorações personalizáveis, atrações únicas e vários outros elementos podem ser introduzidos para uma melhor experiência do usuário, que fará sua escolha de acordo com o que viu no hotel digital.

Isso sem falar dos custos que são ignorados nessas viagens para selecionar. O ar-condicionado gasta energia, o Uber até o local emite gases, enfim, gastos que facilmente poderiam ser removidos com essa tecnologia.

Ainda há os bilhetes do metaverso. No futuro, as pessoas nem ao menos precisarão sair de casa para irem aos eventos. Poderão até interagir virtualmente com quem está de forma presencial em uma festa, por exemplo. 

Como dito, a solução é sempre se adaptar. Poupe tempo, dinheiro e até o planeta com o metaverso.