Mídia

A evolução de Pokémon Go

Veja como o jogo cresceu desde 2016, inovando durante tempos difícieis e mantendo sua popularidade

Com o mundo sendo tomado pelo lançamento de Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, vamos voltar a outro clássico… Pokemon Go. Quando eu comecei a jogar, durante a pandemia, as pessoas estavam ansiosas para se afastar do mundo real e extremamente ansiosas para capturar todos os Pokémons. Pelo que me lembro, quando morava em Nova York naquela época, eu ia à praia para me afastar das lutas do mundo. Não fui à praia para ouvir as ondas e relaxar a mente, mas fui jogar Pokémon Go. Quando cheguei, no calçadão estava reunido o maior número de pessoas que já vi em um mesmo local, todos jogando Pokemon Go. Para minha surpresa, havia avós, filhos, namoradas e namorados acompanhados do resto do mundo. Isso levanta a questão: Pokemon Go ainda é tão popular quanto antes?

Para começar, gostaria de afirmar que Pokémon Go é fantástico e criou uma comunidade que nunca pensei ser possível. Havia pessoas jogando Pokémon que não jogavam desde a infância ou, realisticamente, nunca haviam jogado um videogame. Encontrei um homem de quase sessenta anos, procurando amigos para jogar depois que seu neto apresentou o Pokémon Go. Ele afirmou: “Todos os meus amigos seguiram em frente na vida, mas Pokemon Go se tornou minha vida, algo que eu e meu neto poderíamos desfrutar juntos!”, o que me impactou. Foi um jogo para todos e, honestamente, ainda é. A razão pela qual teve tanto sucesso foi porque não poderia ter sido lançado em um momento melhor. Não há dúvida de que a pandemia nos Estados Unidos foi assustadora e agitada, mas houve o Pokémon Go para tirar as preocupações das pessoas, trazendo união às comunidades locais.

As pessoas estavam se dedicando ao jogo, exercitando-se para obter seu Pokémon favorito e causando engarrafamentos para capturar alguns lendários raros que apareceriam. Desejos se tornaram uma necessidade e a vida se tornou uma Pokédex. Os criadores da Niantic tiveram problemas para acompanhar a popularidade e o sucesso de seu título, tendo que banir modders que obtinham Pokémons baseados em geolocalização de maneira fraudulenta. Os fãs estavam preenchendo sua Pokédex com Pokémons brilhantes que não deveriam aparecer, vendendo-os no eBay. O jogo explodiu em escala global com a Niantic tendo que trabalhar dia e noite para garantir que a experiência fosse justa para todos, tentando fazer com que os jogadores acompanhassem os modders. Como o estúdio poderia subir mais ainda?

Eventualmente, a Niantic começou a liberar mais opções para seus jogadores. Isso veio na forma de lançamentos de nova geração, novas opções para raids e Pokémon Go Days. Os fãs teriam a oportunidade de pegar seu Pokémon favorito em formas brilhantes através de desafios. Ao longo dos anos, cada dia da Comunidade Pokémon seria diferente, com vários tipos sendo o centro das atenções para aqueles dispostos a enfrentar um dia inteiro de desafios para capturá-los.

 

 O comércio de Pokémons brilhantes tornou-se uma espécie de negócio para os jogadores de Go, com jogadores mais dedicados tentando capturá-los com o maior CP que pudessem encontrar. CP, para quem nunca jogou, é basicamente a quantidade de poder e força que um Pokémon possui. Quanto maior o nível, mais forte é o Pokémon e vice-versa com menor CP. O CP é especialmente importante para se manter forte em ataques. A troca por versões brilhantes com alto CP também se tornou comum na comunidade, com os fãs buscando os pokémons mais fortes, alguns dos quais você pode encontrar aqui no Eldorado.gg.

Como a obsessão pelo nível de CP, veio a escassez de itens no jogo. Os fãs ansiavam por maneiras de desbloquear incubadoras, stardust e Pokébolas para ajudar em suas aventuras. A Niantic criou os desafios diários para garantir que aqueles que queriam mais, conseguissem exatamente isso. Os desafios eram como caminhar com certos Pokémon ou ir a raids locais e lutar. Seja por tentativa e erro, ou pela pandemia, eles foram colocados à prova para manter seu público durante tempos tão difíceis. Por exemplo, poucas pessoas estavam fora de casa durante os primeiros meses da pandemia e Pokémon Go é um jogo praticamente todo jogado no mundo real. Como você mantém longes uns dos outros os fãs de um jogo que gira em torno de caminhar e se encontrar com seus amigos? A Niantic aumentaria o alcance do radar, dando aos jogadores tudo o que eles precisam. Se você não conseguiu tudo o que precisa, sinta-se à vontade para conferir a loja de itens Pokémon.

Com o passar dos anos, os jogadores estão sempre procurando os aspectos mais novos e emocionantes de seus jogos favoritos. Que melhor maneira de aprimorar sua experiência do que adicionar eventos especiais de fim de ano? Pokemon Go celebrou muitos eventos ao longo dos anos, mantendo as tradições de feriados como Natal e Halloween. Se você tivesse a sorte de jogar durante um evento como o Natal ou o Halloween, poderia ter pego um Pikachu com chapéu de Papai Noel ou até mesmo um vestido com uma fantasia completa! Esses eventos ainda continuam e a Niantic procura encontrar todas as maneiras pelas quais os fãs podem aproveitar suas aventuras.

Então, o que mudou com a base de jogadores desde seu lançamento inicial em 2016 até os dias atuais? Não muito aparentemente, já que Pokémon Go continua entre os 10 maiores jogos na App Store. Embora Pokemon Go tenha alcançado mais de quinhentos milhões de downloads durante seu primeiro ano, um recorde ainda a ser quebrado, a contagem de jogadores ainda atinge cerca de oitenta milhões de pessoas acessando mensalmente. Mesmo com a contagem de jogadores caindo abaixo de oitenta milhões de vez em quando, por algum motivo o jogo de realidade aumentada continua voltando com mais vida.

O lucro do jogo também não oscilou muito. Com a quantidade de jogadores que fazem login diariamente diminuindo desde o lançamento inicial, mas se mantendo firme no geral, você pensaria que isso seria um abalo na receita gerada pelo jogo. No entanto, não! Pokemon Go gerou milhões de dólares e até atingiu mais de cem milhões a mais durante seu estágio inicial do que o Fortnite. Continuando, as vendas caíram apenas três por cento ano a ano em 2021, o que é impressionante com a queda nos estágios iniciais.

Para onde vai Pokemon Go a partir daqui? Eles continuam a prosperar e promover eventos como o Pokémon Go Championship Series 2023, onde os fãs podem se reunir em locais para lutar contra os melhores dos melhores, tentando ganhar uma viagem como prêmio. Não só isso, mas com o lançamento dos novos jogos Pokémon, Go tem outra geração de Pokémon no seu horizonte. A era Scarlet e Violet entrou, e a Niantic está convencida a fazer de Pokémon Go uma série que ninguém esquecerá. Com isso dito, não se esqueça de chegar lá e experimentar por si mesmo, pois eu havia esquecido recentemente como era divertida essa experiencia de realidade aumentada. Se você é novo na série, confira o marketplace mais confiável para começar sua aventura, o eldorado.gg.