De modo a garantir que as promoções ofertadas na Black Friday sejam verdadeiros, marcas como Carrefour, Hering, Evino, Submarino Viagens, entre outras, assinaram um termo de compromisso que garante descontos reais na data. A iniciativa faz parte da Ação Black Friday de Verdade, que busca engajar os consumidores, aproximando-os das varejistas.
A tão esperada sexta-feira, que neste ano acontece em 24 de novembro, é considerada uma das principais datas do varejo, atingindo todos os segmentos, clientes e lojistas.
À medida que o evento ganha proporção, aumentam também as instituições fraudulentas que surgem na tentativa de enganar o consumidor, seja por meio de um golpe direto, em que o produto vendido não é entregue, ou pela prática conhecida como "metade do dobro", em que os descontos são ilusórios, servindo como impulso para o público despreparado.
Para contornar esse cenário e fazer com que a data seja transparente e vantajosa para todos, a Proxy Media, empresa de soluções digitais para a geração de negócios, desenvolveu o site Black Friday de Verdade, aproximando os usuários das promoções reais. A campanha fica no ar durante todo o mês de novembro. No último ano, a empresa divulgou que foram realizados mais de 180 mil cadastros de usuários, com mais de 30 mil pedidos. Para esse ano, a estimativa é receber mais de 300 mil registros e 45 mil solicitações.
Os usuários cadastrados recebem um número para concorrer a um sorteio de R$ 10.000 em dinheiro. Além disso, para cada solicitação efetuada nas lojas participantes da promoção, o cliente recebe um número adicional, aumentando suas chances de ganhar. Para a geração do cupom, os pedidos podem ser feitos até o dia 28 de novembro. O sorteio ocorre no dia 29 do mesmo mês, pela loteria federal, e a premiação é auditada e registrada pela SulAmérica Capitalização.
Além do sorteio, os compradores têm acesso a ofertas exclusivas. "Preparamos, juntamente com nossos parceiros, oportunidades de descontos relevantes. Tudo para fazer com que o evento seja idôneo e vantajoso para a clientela. Para isso, nossa equipe será responsável por verificar as ofertas divulgadas pelas lojas participantes, selecionando sempre as que apresentarem as melhores condições", afirma Francisco Cantão, fundador do site Black Friday de Verdade e sócio-diretor da Proxy Media.