A pesquisa foi realizada por meio de uma parceria com a Universidade de Brasília e desenvolvida pela aluna Luanna Suellen dos Santos, sob orientação da Prof. Dra. Helena Costa.
Após serem premiadas, essas empresas e organizações passaram a dar ainda mais importância à sustentabilidade econômica, social e ambiental nos seus planejamentos estratégicos, na comunicação para o público externo e no treinamento das suas equipes. 54% delas aprimoraram seus programas de sustentabilidade, enquanto 41% mantiveram o que já faziam.
Com isso, 63% voltaram a se inscrever no Prêmio, já que os projetos que realizam continuam sendo aprimorados. A consistência desses projetos fica clara pelo percentual de 40% de iniciativas que ganharam outros prêmios. E a premiação continua se renovando e atraindo cada vez mais empresas e instituições, pois 77% dos ganhadores tinham se inscrito pela primeira vez quando foram premiados.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade elegeu, no dia 30 de outubro, no Recanto Cataratas, os melhores projetos nas categorias Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Meios de Hospedagem & Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores, selecionados entre as 79 iniciativas cadastradas, número recorde entre todas as edições da premiação.