A FTD Educação acaba de lançar a plataforma imersiva Metaverso FTD para oferecer experiências interativas e gamificadas no segmento educacional brasileiro. A empresa é a primeira a criar um ambiente totalmente customizado dentro do metaverso direcionado à área da educação. O acesso, completamente aberto e gratuito, pode ser feito aqui.
A plataforma dá ao usuário a oportunidade de conhecer e passear pelo universo da empresa, representado por um showroom digital. Através de um avatar de um jovem explorador, é possível conhecer algumas das áreas de atuação da FTD e desbravar o mapa digital interativo, com ambientes como o espaço dedicado à plataforma iônica (o ecossistema educacional da empresa), o FTD Sistema de Ensino e as áreas de literatura e institucional.
Com a intenção de incrementar a experiência educacional com esta tecnologia, cada sala virtual do Metaverso FTD poderá ser projetada para uma atividade diferente, como aulas especiais ou espaços ambientados para estudos de literatura, em que os livros poderão ser apresentados como um jogo diferente; ou ainda salas com formato para seminários, palestras, e outros objetos educacionais interativos. Cada usuário com seu avatar também poderá interagir com outras pessoas/avatares no ambiente virtual.
Uma campanha promocional gamificada já está inserida no Metaverso FTD. O usuário percorre os corredores e salas do espaço virtual e pode coletar 5 livros que dão direito a um cupom de desconto para a compra das Caixas Comemorativas temáticas, com livros que marcaram a história da empresa nos últimos 120 anos.
“A criação de ambientes virtuais e imersivos de educação, como o Metaverso FTD, recupera a experiência interativa de sala de aula, comprometida pela aceleração digital, e resgata a experiência que a escola fornece, por ser um ambiente completamente voltado à educação. Além disso, a própria estética da experiência imersiva remete aos games, que tantas vezes competem pela atenção de crianças e adolescentes. Isso facilitará a adesão e permanência desses jovens que, passando mais tempo na plataforma, acabam expostos ao conteúdo educacional com curadoria pedagógica por mais horas no dia”, conclui Marcus Lyra, coordenador de Design e Experiência Digital (UX) da FTD Educação.