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Retrospectiva do Marketing 2024: o ano das collabs

Ricardo Leão, CEO da Agência MAK, destaca as três colaborações que se tornaram referência no setor

O ano de 2024 será lembrado como um marco no calendário de marketing, com as collabs ocupando um lugar de destaque. Como uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade e criar conexões com as duas audiências, essas colaborações têm proporcionado experiências que ressoam em diversos públicos e se consolidam como importantes ferramentas de engajamento.

Parcerias nos mais variados setores, como bebidas, gastronomia, moda e beleza, continuaram a chamar atenção até os últimos dias do ano, com lançamentos como o da Hope Resort, na última semana, em colaboração com a Bacio di Latte. Neste artigo, vou destacar três das collabs mais impactantes que se tornaram referência no mercado e entre os consumidores.

Coca-Cola e Marvel: marketing global

A Coca-Cola, em parceria com a Marvel, lançou a campanha Coca-Cola x Marvel: Os Heróis, trazendo 36 ilustrações exclusivas de heróis e vilões estampadas em embalagens de edição limitada. Disponível em quase 30 países da América Latina, incluindo o Brasil, a campanha ofereceu uma experiência digital imersiva, com recursos de Realidade Aumentada (RA), permitindo que os consumidores interagissem com seus personagens favoritos de maneira inédita. Além disso, prêmios como cruzeiros da Disney e ingressos de cinema fortaleceram a conexão emocional entre as marcas e os fãs, transformando a campanha em um fenômeno global.

Collab de Coca-Cola e Marvel demonstra potencial das colaborações de marca

Carmed e Madonna: marketing de oportunidade

Após o sucesso das edições especiais Carmed Fini e Carmed Burger King, a Carmed uniu-se à icônica cantora Madonna para lançar uma edição limitada de hidratantes labiais. A parceria aconteceu simultaneamente ao show de Madonna na Praia de Copacabana, em maio deste ano, com 25 mil unidades do produto distribuídas gratuitamente como parte de uma ação exclusiva. O item, que não foi colocado à venda, tornou-se altamente cobiçado, especialmente entre os fãs da cantora, reforçando tanto a popularidade de Madonna quanto a força da marca Carmed no mercado.

Edição especial do Carmed Madonna
Créditos: Divulgação

Bacio di Latte e Hope Resort: marketing sensorial

Em uma collab lançada neste mês, a Hope Resort, linha fitness e de beachwear do Grupo Hope, uniu-se à Bacio di Latte, renomada marca de sorvetes, para criar uma coleção de biquínis e maiôs. Inspirada no conceito de básicos bem feitos, a coleção enxuta trouxe quatro cores exclusivas representando sabores icônicos da Bacio di Latte. Para impulsionar a campanha, as marcas ativaram os produtos com influenciadores digitais de peso, como Bianca Andrade. A parceria conectou-se perfeitamente com o clima da próxima estação, incorporando elementos de marketing sensorial que envolveram o público. A fusão entre moda e gastronomia ativou os sentidos dos consumidores, promovendo uma experiência de imersão única e sucesso entre os consumidores.

Biquini da collab Bacio di Latte e Hope
Foto: Divulgação

E para 2025, quais são as suas apostas? Será que as collabs continuarão em alta? Acreditamos que sim, e cada vez mais!