5 passos para um bom planejamento estratégico é o que vamos ver nesse artigo, porém, é preciso entender alguns pontos antes de continuar a ler esse material, a começar que cada profissional tem a sua metodologia de planejamento, logo, eu tenho 5 passos, outro pode ter 3 e outra pode ter 10.
Segundo ponto, é entender que cada um pensa o planejamento de uma forma, e a forma certa é a que dá resultado, simples assim. Eu tenho 22 anos de experiência nesse mercado e já participei de vários projetos de planejamento, onde em cada lugar a forma de pensar era de um jeito, o que para mim, foi ótimo porque aprendi muito.
Tem planejamento que foca mais em comportamento de consumo (o meu por exemplo), outros que focam mais no tático (mídia e conteúdo), há planos mais focado em branding e posicionamento de marca ou aqueles em que a inovação é a plataforma principal, ou planos voltados para eventos; porém como dito acima, todos podem estar certos, ou errados.
Passo 01: Entenda o problema
Seja um evento, uma ativação ou branding. Se quem cuida do planejamento não entender muito bem o problema do cliente – e nem sempre esse sabe – não vai conseguir trazer o que Julio Ribeiro chamava de “solução mágica”, entretanto, nem todas as suas soluções são mágicas. Planejamento resolve problemas de marcas, parece simples, mas não é
Passo 02: Defina claramente o objetivo
Meio óbvio, mas importante reforçar, que o objetivo do planejamento precisa atender o objetivo de marketing e resolver o problema, para isso, se cria a comunicação que está sendo desenvolvida. O objetivo de comunicação, item inicial de qualquer plano de comunicação, precisa estar bem alinhado com o que o cliente deseja e qual o real problema identificado.
Passo 03: Entenda o cenário
Pesquisas são fundamentais para o seu planejamento, mas não são as pesquisas de alguns dados que você achou no Google e jogou em alguns slides para “rechear” a apresentação, pesquisas nos dão o norte e não a resposta. Temos um caminho a seguir com os dados levantados, é importante embasar as suas teorias e estratégias, porém, não é a pesquisa que direciona a comunicação, mas sim o 5o passo.
Passo 04: Pessoas consomem
Pessoas não são números, são seres com comportamentos. Isso é básico, mas nem sempre estamos de olho nesse movimento, as pessoas tem desejos e anseios no momento de uma compra, tal qual, ela se relaciona com marcas em um nível de paixão. Há marcas mais e outras menos apaixonantes, mas todas as marcas despertam paixões, ou pelo menos deveriam. Não entender de pessoas é não saber o que vender e para o que, por isso, incluo dados ainda aqui no passo 04 e reforço, que quem direciona é 5o e último passo.
Passo 05: Pensamento estratégico
Aqui, se as pesquisas estiverem erradas, a chance de tudo dar errado é enorme, porém, se o planejamento não souber ler dados, ele vai trazer o caminho errado. O que direciona mídia, criação, conteúdo, ativação, evento, ou qualquer que seja a entrega, é o pensamento estratégico que, para mim, é pautado em 3 pilares: comportamento, branding e inovação.
Comportamento: entender cabeça de pessoas
Branding: posicionamento de mercado e marca
Inovação: o que fazer de diferente para conquistar o coração das pessoas?
Posicionamento, eu englobo uma série de variáveis para se chegar, e para mim, é a área do marketing mais fascinante. Quando se posiciona a marca, é entender não apenas o território dela, mas qual a frase vai conectar marca aos consumidores. Just do It? Think Different? De Mulher para Mulher? Abra a Felicidade? Nike, Apple, Marisa (que mudou o slogan, mas esse continua forte) e Coca-Cola são alguns exemplos, mas poderia citar aqui o “Desafio que muda o jogo”.
A Aposta1, um site de apostas esportivas tem essa frase, a qual tive a honra de trabalhar e criar todo o processo para chegar na frase que fala que o desafio do dia a dia muda o jogo da sua vida, essa é a mensagem, é assim que conecta a casa aos apostadores que se desafiam constantemente no seu conhecimento dos esportes, principalmente no futebol.
Meu querido amigo, Thiago Sheer, da Jotacom, me mostrou uma forma de criar uma estratégia baseado na tensão, onde ele colocava de um lado um problema da marca, algo negativo e o que o mercado esperava, algo positivo. A estratégia surgia da resposta do negativo para o positivo, mas como disse acima, essa é uma das inúmeras formas a se pensar, trouxe essa para exemplificar o que disse acima, existem várias e aprendemos todos os dias.
Sendo muito honesto, e falo isso constantemente em aulas, palestras e artigos, pouco importa a sua metodologia de planejamento.
Acima eu passei os principais passos da minha, a qual atuo a 22 anos, e vou evoluindo a cada plano feito, entretanto, o que aconselho a você é ter pelo menos uma estrutura básica, facilita no pensamento. O Storytelling da sua apresentação precisa ser fluido e conectado, mas esse é um assunto para um próximo artigo.