Na última quinta-feira, realizamos aqui na Nex Lab uma apresentação para clientes e parceiros sobre as principais tendências tecnológicas para este ano. Estas tendências foram identificadas com base em relatórios de mercado e insights coletados durante nossa participação no CES 2025.
A seguir, compartilho um resumo dos principais temas abordados no nosso encontro.
A Evolução da IA
A Inteligência Artificial não apenas responde perguntas mas, começa a antecipar necessidades e entender emoções. Segundo a Globant, o mercado de humanos digitais está crescendo rapidamente, com previsão de aumento de US$ 5,59 bilhões em 2023 para US$ 67,54 bilhões até 2032. Além disso, espera-se que até 2026, 50% dos compradores B2B interajam com humanos digitais durante um ciclo de compra.
Exemplos desta tendência estão o LG Affectionate Intelligence, que cria ecossistemas personalizados com base na rotina do usuário, e dispositivos como Buddie, Omi e Plaud.ai, integrados com IA e funcionando sem a necessidade de prompts.
Sensações digitais
A fusão entre o real e o digital está cada vez mais presente, criando experiências imersivas que estimulam os sentidos. A busca pelo bem-estar continua sendo um dos principais impulsionadores do comportamento do consumidor, com um aumento de 20% entre 2022 e 2024, segundo a Deloitte.
Marcas estão explorando a tecnologia para proporcionar experiências sensoriais que vão além do tradicional. Entre estas experiências temos: o Kirin Electric Salt Spoon, que altera a percepção de sabor por meio de impulsos elétricos; e o SceneryScent, um difusor de aromas automatizado, idealpara ambientes imersivos, e conta com uma gama gigante de opções de cheiro, sendo algumas mais tradicionais, como frango frito e outras mais subjetivas, como mar ou chuva.
Personalização
A personalização se tornou um diferencial competitivo, e a Inteligência Artificial está revolucionando este processo.
Em vez de segmentar clientes apenas por dados demográficos e históricos de compra, a IA permite que marcas adaptem a experiência de consumo em tempo real, entendendo as intenções dos usuários no momento da interação.
Grandes empresas como Walmart e Home Depot já utilizam IA generativa para hiperpersonalização, oferecendo recomendações dinâmicas e experiências adaptáveis.
Gamificação e Economia da Atenção
O conceito de gamificação expandiu-se para além dos jogos e agora influencia a forma como consumimos conteúdo, aprendemos e interagimos com marcas. São mais de 250 milhões de usuários ativos mensais, e jogos como Candy Crush provam que o público está cada vez mais engajado em experiências interativas.
Este universo não é exclusivo dos jovens, segundo um relatório da Omnicom Media Group, 1 em cada 5 pessoas acima de 60 anos jogam entre 7 e 12 horas por semana. Tornando o gaming um canal mainstream, tão relevante quanto qualquer outro meio de entretenimento.
Interfaces Invisíveis
O futuro da tecnologia não está apenas na tela do seu smartphone. Estamos entrando em uma era de interfaces invisíveis, onde materiais tecnológicos nos permitem criar interfaces integradas e quase imperceptíveis. Além disso, a Inteligência artificial atua silenciosamente em segundo plano, tornando tudo mais intuitivo e eficiente.
Num futuro próximo, a IA estará tão integrada ao nosso dia a dia que se tornará fundamental e onipresente, assim como a eletricidade.
Vamos falar sobre tecnologia no seu negócio?
A tecnologia está evoluindo para tornar nossas interações mais intuitivas, a IA permeia todas as discussões sobre o futuro e tendências, moldando o mercado.
Entre em contato conosco para levar esta apresentação para seu time e aprofundar a discussão sobre o futuro da tecnologia no live marketing, ativações e brand experience. Let’s tech together?
Na coluna de Caio Rizzato, sócio e cofundador da Nex Digital, explore como a tecnologia revoluciona o mercado de eventos e live marketing. Com mais de uma década de experiência, Caio compartilha insights sobre soluções inovadoras que conectam marcas e públicos por meio de experiências imersivas e criativas.