Campanhas de cerveja já carregam um histórico questionável, e por causa dessa insegurança, a maioria prefere seguir o lugar comum. A ousadia faz da nova campanha da Spaten um sucesso digno dos maiores campeões do mundo.
A convite da Promoview, cheguei até o último andar do Teatro Santander, no Rooftop 033, para assistir à premiére da campanha “Estação 1397” lançada pela Spaten. Com foco na experiência, o evento, que aconteceu na segunda semana de abril, estava cheio mas confortável, com comidinhas, DJ, e uma dinâmica divertida de o próprio visitante tirar seu chopp em uma máquina que alcançava o teto do local.
Lúdico, agradável e amistoso, o ambiente remetia ao clima de um bar entre amigos. Mas a presença de celebridades, como João Vicente, Malvino Salvador, José Loreto, e, claro, alguns heróis do esporte nacional, lembrava a todos o motivo de estarmos ali. Com o judoca Flávio Canto como mediador, acompanhamos um bate-papo emocionante com Anderson Silva e Rodrigo Minotauro, ambos lutadores de MMA, a boxeadora Beatriz Ferreira e Kyra Gracie, lutadora de jiu jitsu (a judoca Rafaela Silva, também parte da campanha, não pôde comparecer).
No telão, presenciamos trechos de vitórias, derrotas, medalhas e depoimentos dos atletas, além de bastidores da viagem para a Hungria, onde se deu a filmagem do comercial. Depois, assistimos ao aguardado filme da campanha, a estrela da noite, dirigido pela GUT, em um processo totalmente imersivo e pessoal, analisado no palco pelos próprios criadores.
A reflexão que fica é a importância de público, mercado e marcas reconhecerem nossos atletas, nossos heróis e nosso potencial no esporte. A inspiração proporcionada pela noite foi tão inebriante quanto o sabor da própria cerveja. Com as forças de muitas mãos criativas, o notável trabalho realizado pelo time da Spaten resultou em uma campanha que merece visibilidade.
Um brinde à Spaten e a todos os envolvidos.
Até a próxima,
Julia