A experiência é o novo marketing. Poucas frases mudaram tanto a minha visão de marketing como essa, dita por Steve Cannon, CEO global de uma das minhas marcas favoritas, a Mercedes-Benz. Mesmo passados sete anos dessa frase, ela ainda é uma grande verdade.
O conceito de Brand Experience não é nada novo, entretanto, a cada dia que passa ele se torna mais importante dentro de uma estratégia de marketing, e o digital veio para somar. Quando pensamos em transformação digital, omnichannel, internet das coisas e até mesmo no conceito tão falado nos últimos anos, a inteligência artificial, estamos também falando de experiências de marca, brand experience, que possam unir os mundos online e offline.
Não é de hoje que acompanhamos a crescente digitalização e essa onipresença das tecnologias de comunicação, das quais as marcas precisam se adaptar para criar experiências memoráveis e relevantes para seus consumidores. Quanto mais memorável for uma experiência de marca, mais ela permanecerá na mente do consumidor ao longo da sua vida. É chover no molhado, eu sei, mas basta citar a palavra “Disney” para que essa afirmação se torne uma grande verdade.
As marcas não se constroem apenas com posts no Instagram ou com um evento em uma feira; elas são construídas com todos os pontos de contato que têm com seus diversos perfis de consumidores. Portanto, usar o digital numa estratégia é fundamental para criar uma experiência única de marca.
Essa experiência não deve ser apenas digital ou apenas offline; as experiências precisam estar cada vez mais integradas, pois o consumidor de hoje não percebe mais a distinção entre online e offline.
Basta uma rápida pesquisa para entender que metade das pessoas acha que o Google Maps é digital e a outra metade acha que é offline. Na verdade, ele é a fusão dos dois, e essa experiência de unir online e offline é o que tem agradado cada vez mais os consumidores.
Quando você for planejar seu evento, pense sempre em conteúdos multicanais que tragam uma experiência coesa e integrada em todos os pontos de contato. Cada detalhe importa. Portanto, se o seu Instagram estiver com uma mensagem diferente do totem no estande da sua marca, a comunicação já não estará integrada.
O Metaverso surge como uma experiência imersiva e, na minha modesta opinião, não só porque sou autor de um livro sobre o tema, não deve ser uma estratégia digital descartada.