Insights do Mercado

Branding é bom, quando aplicado

Por Felipe Morais. À medida que as marcas buscam constantemente redefinir sua identidade e presença no mercado, o fenômeno do "branded vazio" se torna cada vez mais evidente

Créditos: Unsplash
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Branding é bom, quando aplicado. Acho que essa é uma das 5 frases que eu mais falei nos últimos meses. E o motivo é simples, as marcas estão, cada vez mais pedindo projetos de posicionamento ou reposicionamento de marca, se cria o projeto, mas não se aplica, ou no máximo, muda o logo da empresa. Isso não é branding.

Aqui na minha empresa, a demanda por projetos de posicionamento ou reposicionamento de marca estão a todo o vapor, o que me deixa muito feliz, pois se tem um projeto que enche meus olhos ao fazer, é reposicionamento de marca.

Aqui, claro, fazemos projetos de conteúdo, inovação, redes sociais, e-commerce, eventos, ativações, enfim, tudo o que o marketing digital oferece, afinal, somos uma empresa focada em usar o marketing para ajudar nossos clientes a gerarem mais negócios, a FM CONSULTORIA, nasceu em 2015 com esse objetivo, até hoje, alcançado com muito sucesso.

Um problema que vejo no mercado em geral é o reposicionamento de marca se tornar um novo logo, não é isso que faz um projeto dar resultado, tem muito mais além disso. Mudar o logo, em muitos casos dá certo, outros nem tanto, mas na maioria das vezes, se o reposicionamento é só isso, o resultado será o mesmo, se não for pior.

Reposicionar uma marca é repensar nela como um todo. É usar um novo discurso, as vezes é mudar a cor – ou a tonalidade dela – é repensar o seu arquétipo, seu tom de voz, seu discurso de vendas. É fazer uma nova apresentação comercial, é mudar toda a comunicação interna e externa da sua empresa, é tentar atingir um novo público, é uma nova abordagem ao antigo público. É oferecer novas soluções de negócios, é estar antenado ao que ocorre no Brasil e no mundo, é entender que o que era feito ontem, não dá certo hoje e dará menos certo ainda amanhã.

Branding é bom, quando aplicado, é uma frase que resume tudo o que falei acima, e pode ter certeza, de onde veio a lista acima, vem mais coisas. É redesenhar o seu site, trazendo algo inovador para ele, é ter um novo discurso sobre o perfil de quem trabalha na empresa, não apenas o C-Level mas todos; as pessoas estão mais preocupadas – e a cada dia mais – com a forma com a qual as empresas tratam seus funcionários, e não é apenas post de Feliz Aniversário que vai mostrar isso. Clientes estão de olho em como as empresas tratam as pessoas no dia a dia, pois todos sabem, colaboradores felizes, a empresa produz mais e melhor.

Branding é um conjunto de ações feitas diariamente para que as pessoas tenham uma boa percepção da sua marca; se vender o dia inteiro no Instagram, como meu querido amigo Rafael Kiso fala “é fazer panfletagem digital” e quem quer isso? Duvido que alguma pessoa entre no Instagram e fale “ah, quero ver propaganda dessa marca, vou seguir”, precisa ser muito fã para isso.

Um novo reposicionamento é pensar em como ensinar o mercado, as pessoas querem aprender, e seja a sua marca B2B, B2C, H2H, C2C, B2B2C, seja a sigla que for, no final do dia, você está vendendo produtos para pessoas, e pessoas, tem sentimentos e comportamentos, não são números.

O seu Instagram só tem posts falando como a sua marca é ótima e seus produtos são os melhores? Olha, está na hora de você repensar todo o branding, pois se é isso que você está mostrando para as pessoas, desculpe, mas você está mostrando o que ninguém quer ver, pense em você mesmo, você se interessa pelo Instagram da sua empresa?

Branding é bom, quando aplicado é para todos os canais, e não apenas o Instagram, que é o queridinho do brasileiro, atualmente, mas não é a única plataforma social. Se fatura bilhões por mês com vendas pelo WhatsApp; Podcast está em alta no Brasil, um dos países que mais consomem esse conteúdo no mundo. Branded Content com veículos, ações com micro influenciadores, YouTube como o 2o maior buscador do mundo, a GenZ trocando o Google pelo Tiktok. E aqui estão algumas possibilidades.

Se eu pudesse resumir tudo o que aqui disse em poucas palavras, diria para você repensar sim a sua marca, pois a pandemia mudou a forma das pessoas consumirem, deixando o digital ainda mais inserido na vida de todos, diria para você, se realmente mudou a sua marca, que não deixe que a mudança seja apenas no logo, mas sim na percepção, promessa, propósito, proposta de valor e principalmente no posicionamento da sua marca.

Não transforme um trabalho de branding em divulgar o logo ou ter uma nova identidade no Instagram, você está reduzindo, e muito, todo o seu potencial de negócios. Pense nisso!