Temos muitos fornecedores lendo esse site, seja de eventos, publicidade, consultoria (meu caso), tecnologia, marketing, inovação, materiais promocionais ou qualquer que seja a sua atividade, estamos sempre trabalhando para uma empresa, no caso, um anunciante, que precisa dos serviços desses fornecedores para crescer.
A ideia da parceria é que esse anunciante contrate fornecedores para ajudar no desenvolvimento de negócios e crescimento da empresa. Sempre foi e sempre será assim. Quando falo que branding é de dentro para fora, vale para o tratamento que as empresas dão a esses fornecedores, tal qual, a empresa trata seus colaboradores.
Dito isso, quero provocar aqui a reflexão das empresas como elas estão tratando seus fornecedores. Recentemente, abrimos mão de 2 concorrências aqui na empresa e o motivo foi: falta de transparência e contato. Ambas apareceram para nós na mesma semana, portanto a cronologia abaixo das duas é similar.
Na hora de marcar a reunião inicial, perfeito. Para cobrar agilidade no envio da proposta, foram os melhores. E depois? O problema é sempre esse, o depois!
Foram 50 dias de espera. Mandamos e-mail, WhatsApp e ligações. A resposta vinha depois de 3 ou 4 dias. Sempre a resposta padrão “estamos avaliando internamente”. Se você não consegue apresentar 3 orçamentos para o C-Level da sua empresa em 50 dias, qual a prioridade do seu projeto? Se você cobra que seus fornecedores sejam ágeis e transparentes, porque você não é?
Aqui, quando abrimos mão das 2 concorrências por falta de transparência fomos obrigados a ouvir de uma delas, que fomos deselegantes ao sair da concorrência, pera ai, meu amigo, você demora 4 dias para responder um WhatsApp, demora 50 dias para apresentar um orçamento de 5 páginas para o seu CEO e CFO e o deselegante somos nós, porque, educadamente, saímos da concorrência? A outra empresa, depois de 20 dias nem o WhatsApp tinha enviado ainda, são 70 dias de espera na “urgência” da concorrência
Você não é obrigado a trabalhar com nós, e nós também não somos obrigados a trabalhar com você. Uma parceria é uma vida de mão dupla! Essa frase representa o sentimento de muitos fornecedores que estão lendo esse artigo. Tenho certeza disso!
Branding é de dentro para fora, tratar seus fornecedores com educação e transparência faz parte da construção da sua marca. Pense nisso!