Mairá Mendonça

Transformando Conexões: o papel da mídia na Comunicação Integrada com consumidores

A colunista explica como o iFood tem conectado as estratégias de on e offline, com foco em omnicalidade

A mídia desempenha um papel crucial na comunicação com os consumidores, servindo como uma ponte entre marcas e público, ajudando na criação de conexões verdadeiras e autênticas. Em um ambiente saturado de informações, capturar a atenção e conectar-se emocionalmente com os consumidores é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Nesse contexto, a omnicanalidade, com a integração de canais tradicionais e digitais, permite que as marcas alcancem audiências amplas e diversificadas, sendo a comunicação multicanal não apenas uma forma de amplificar o alcance, mas também aumentar a eficácia das campanhas, ao garantir uma mensagem consistente e que impacte o consumidor com relevância e pertinência ao longo da sua jornada.

Para maximizar o impacto, as empresas devem compreender profundamente seu público, ajustando as estratégias para alinhar-se aos interesses e comportamentos dos consumidores. Para garantir um impacto realmente significativo e profundo é essencial manter uma comunicação centrada no cliente, utilizar dados e inteligência artificial para oferecer experiências únicas que correspondam às preferências dos seus consumidores.

Por meio de uma comunicação integrada, que conecta as mensagens em todos os pontos de contato e canais — seja online ou offline —, é possível criar essas narrativas e experiências de marca de forma coesa, contínua e relevante, a fim de posicionar-se como uma “love brand”, como é o caso do iFood que foi reconhecida como a marca mais amada pelos brasileiros por três anos seguidos.

Os investimentos em mídia devem estar alinhados com a necessidade de adaptação a novos formatos, que são mais modernos e abertos a inovações. Isso é essencial para que as marcas possam impactar e engajar seu público de maneira eficaz. Com uma vitrine de audiência de 55 milhões de clientes, o app do iFood é uma poderosa ferramenta de mídia da empresa que por meio de ações cruzadas, reforça com a sua audiência os temas que estão sendo disseminados em outros canais.

Falando em mídia de inovação a Cazé TV, tem sido um verdadeiro case de novos formatos com alta visibilidade e impacto, principalmente como uma aposta autêntica de diversificação de canais em 2022. Pois foram eles que transmitiram jogos da Copa do Mundo de 2022 pela primeira vez nas redes sociais, desbancando a audiência concentrada para esses eventos nos tradicionais canais de televisão.

O iFood é parceiro do canal Cazé TV uniu-se a plataforma pela primeira vez naquele ano e desde então a parceria vem sendo renovada, rendendo o primeiro Leão de Ouro para a marca no prestigiado Festival de Cannes — após juntos viabilizarem a primeira transmissão dos jogos da Copa do Mundo feminina dentro do app do iFood, sendo uma oportunidade relevante desde o ínicio de criar conexões mais significativas com os consumidores conectando-se com as paixões dos brasileiros.

Ainda que falemos de mídias novas e digitais, é importante ressaltar a importância das mídias tradicionais, como a televisão que desempenha um papel crucial ao permitir que as marcas alcancem audiências amplas de forma eficaz e ainda muito expansiva, sendo uma oportunidade de reforçar sua mensagem e valores. Um exemplo disto é o Big Brother Brasil, um reality show que é esperado todos os anos pelos brasileiros e que gera conversas a todo momento — entre aqueles que curtem ou até mesmo entre as pessoas que não assistem, mas acompanham redes sociais.

No fim, todo mundo acompanha de alguma forma o programa e são nessas conversas geradas que a marca busca inovar e ser criativo entregando campanhas cada vez mais disruptivas e mensurando todas as iniciativas, seja no online ou offline, com o uso de tecnologia como IA, que nos proporciona uma análise de dados avançadas para mensuração, resultados e sendo também usado como um norteador para tomadas de decisões.

A campanha com a ex-BBB Beatriz Reis mostra como a mídia pode transformar conversas em ações impactantes. Combinando rapidez e análise de dados, podemos medir e adaptar estratégias em tempo real para criar conexões mais profundas com o público. O marketing ágil nos permite responder a mudanças no mercado, demonstrando compromisso com a inovação. Enraizado na cultura brasileira, o iFood continua explorando tecnologias e eventos culturais para fortalecer sua conexão emocional com os consumidores, com foco em inovação contínua e relevância cultural.

A adoção de uma estratégia 360º e a utilização da omnicanalidade tem sido fundamental no sucesso das campanhas e na comunicação diária com os consumidores, assim como a utilização de métricas e ferramentas como inteligência artificial para mensurar impactos e resultados criando comunicações cada vez mais assertivas. Com o pensamento de integração e inovação, as marcas podem construir estratégias amplas, que garantam impacto positivo no público, nos negócios e uma maior relevância, capaz de criar conexões verdadeiras com os consumidores e gerar impactos positivos em todo o ecossistema da marca.

Maíra Mendonça
Mairá Mendonça Marketing 360º

Marketing 360º

Na coluna de Mairá Mendonça, head de marketing do iFood, temas como estratégias de marketing 360º, inovação e análise de dados ganham destaque. Com 20 anos de experiência no setor, Mairá compartilha sua expertise em campanhas integradas, orientadas por dados e focadas em resultados mensuráveis. Sua formação acadêmica internacional e sólida atuação em marketing a tornam uma referência na criação de estratégias eficientes que conectam marcas e consumidores de forma impactante e relevante.