Camila Ribeiro

Conexões humanizadas: marcas em busca de novos espaços em 2025

A colunista Camila Ribeiro, Diretora de Advertising & Brand Management da TIM, reflete sobre as conexões reais por meio do offiline

Especialistas alertam que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países cujos habitantes passam mais tempo em frente às telas. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Electronics Hub, os brasileiros gastam, em média, 56,6% do dia – o equivalente a mais de 9 horas – interagindo com dispositivos eletrônicos.

Nesse cenário vemos, por um lado, a conexão offline ficando cada vez mais de lado, mas a necessidade dela não, uma vez que, sendo seres sociais que somos, buscamos nos conectar e interagir o tempo todo.

Essa tensão passa por vários aspectos de nossas vidas, e é natural que as marcas, que são formadas por pessoas, começarem a pensar no impacto e no papel das telas. E sim, até mesmo – e principalmente – as operadoras de celular. On e offline devem conviver e, estimular esse hábito na relação dos consumidores com a tela, é crucial. Às vezes é preciso desconectar para conectar.

Parte disso passa por repensar pequenos hábitos e ligações que temos com as telas. Propiciar e fomentar momentos que criem relações autênticas e experiências inesquecíveis entre pessoas, construindo histórias memoráveis e com uma conexão real, pode nos ajudar a criar tais refúgios. E foi a partir desse insight, no final do ano passado, que fizemos na TIM uma ação que era pensada, exatamente nisso, deixar o celular de lado para aumentar a conexão com quem se ama.

Em parceria com a Estrela, fizemos uma edição limitada do “Genius”, um clássico dos 80 anos, mas em uma releitura chamada “Genius – TIM Carregando a Conexão”, propondo uma união entre tecnologia e nostalgia. Na nova versão, a bateria do brinquedo é o celular, e só funciona quando você o conecta fisicamente ao brinquedo, na parte de baixo. A brincadeira só começa com celulares fora do alcance, transformando-os em uma ferramenta para fortalecer laços afetivos.

Inovar não significa apenas alcançar o futuro, mas também reimaginar formas de viver o presente. E em 2025, espera-se que o esforço das marcas para alcançar novos patamares de inovação continue crescendo. De acordo com o estudo global Marketing Trend, da Kantar, lançado recentemente, essa expansão propõe levar as marcas a territórios inexplorados, rompendo fronteiras. Destaca ainda que “marcas que encontram novos espaços dobram sua chance de crescimento”. Esse dado reforça a importância de enxergar além dos limites atuais, buscando novas possibilidades e criando soluções inovadoras, com uma visão empática e necessária do consumidor no centro, de seus desafios e necessidades.

Encontrar novos espaços e fomentar o uso saudável da tecnologia, ampliar o acesso à conexão e transformar as experiências. Tudo isso faz parte da conversa, e essa transformação será impulsionada pela conscientização em relação às necessidades humanas, associando-as ao bem-estar mental, físico e emocional. A conexão emocional criada com os consumidores é o verdadeiro diferencial competitivo no mercado nesse contexto.

Marcas bem-sucedidas compreendem que a inovação deve estar embasada em um planejamento estratégico claro, com ideias estruturadas, execução eficiente e mensuração de resultados. Mas, no centro de tudo isso devem estar as pessoas. O marketing é feito por pessoas e para pessoas, e as marcas que entendem isso saem na frente. Cada vez mais será mais lembrado quem souber aproveitar o potencial da tecnologia e da inovação para criar experiências inesquecíveis e construir relações genuínas, com as pessoas no centro da narrativa. Afinal, conectar-se não é apenas uma questão de estratégia, mas de humanidade.

Camila Ribeiro

Na coluna de Camila Ribeiro, Diretora de Advertising & Brand Management da TIM, você acompanha análises sobre branding, comunicação estratégica, eventos e patrocínios. Com ampla experiência em grandes marcas como Hershey, P&G, L’Oréal e Coca-Cola, Camila compartilha insights sobre como fortalecer a conexão entre marcas e consumidores por meio de estratégias inovadoras e experiências de impacto.