Por trás da Experiência

Eventos Corporativos

Por Dani Martins. A maior fatia do mercado de eventos

Eventos Corporativos são aqueles com o intuito de promover marcas e realizar negócios. Não à toa, são os que mais acontecem e também os que melhor remuneram no país.

Só em São Paulo Capital, são mais de 220 agências que atuam diretamente e somente com eventos corporativos, atendendo marcas e empresas que precisam divulgar seus produtos e engajar seus colaboradores.

Dentro desse mundo, temos diversos formatos de eventos:

  • Treinamentos
  • Palestras
  • Feiras de exposição e negócios
  • Summits
  • Convenções 
  • Congressos
  • Jornadas
  • Encontros
  • Oficinas 
  • Workshops 

Em sua maioria com um quesito educacional envolvido com diversas variações de tamanhos e formatos.

É nos eventos corporativos, que também temos dentro dele, quase todos os outros tipos de eventos como por exemplo:

  • Shows (Entretenimento) 
  • Premiações e Jantares (Social) 
  • Atividades em grupos  (Esportivo)

Ou seja, um evento corporativo é o tipo de evento mais completo e também o mais complexo dentro do mercado de eventos, e em suma, realizar um não é tarefa fácil, como muitos imaginam. 

Infelizmente, vemos muito amadorismo e até mesmo dinheiro indo para o ralo, pois quem está organizando, contrata mal ou errado, isso gera muitos transtornos nos bastidores e dificulta a entrega, que é menor do que o esperado, ou até mesmo coloca em risco os participantes do evento, com contratações baseadas em preço ou “achismo”.

São muitos os detalhes de um evento corporativo, desde o briefing inicial, passando pela concepção da ideia e da criação do conceito, chegando na pré-produção (a parte mais importante de um evento, aqui tem 90% do todo), passando pela montagem, execução operacional, desmontagem e pós evento.

E não dá pra simplesmente tirar da cartola um evento, nem mágico faz isso, é preciso muito planejamento, pessoas e fornecedores competentes para pensar em todas as possibilidades e trabalhar com muita prevenção de riscos e problemas que um evento pode ter.

O famoso plano B, é fazer com que o plano A dê certo, mas um bom produtor que se preze, tem até o plano Z, e isso ele consegue ter com uma boa dose de contatos, que são fundamentais pra quem trabalha com eventos.

E se você já atua nessa área, aprendeu tudo na prática, na estrada, com muita dificuldade, cheio de vícios do mercado, que diz que é sempre assim e não vai mudar, que só sai apagando incêndios em eventos, aliás, que deveriam ser chamados de gincanas de tanta surpresa que tem e acha que isso tudo que escrevi é balela, espere até alguém com mais contatos que você, mais aberto e produtivo, ocupar seu lugar! 

Os novos de mercado estão devorando conteúdos, estudando, acompanhando as novidades e tendências, se reinventando e trazendo um novo ar para o nosso mercado, digo isso com propriedade, pois ministro cursos de eventos há mais de 10 anos por todo o Brasil, e nunca vi um período com tantas pessoas interessantes, interessadas em trabalhar com eventos.

Reflita!

E viva a nova safra de produtores de eventos!
VAMOOOO PRODUÇÃO!