Os patrocínios oferecem às marcas uma oportunidade única de se conectarem com os consumidores de maneira autêntica e impactante. No cenário atual, onde o público valoriza experiências genuínas, as empresas precisam ir além da simples exposição de marca. Elas devem buscar interações que promovam um vínculo emocional e fortaleçam a lealdade do consumidor, não apenas idealizando planejamentos que sejam convertidos em vendas, mas que mexam ponteiros reputacionais relevantes para todo o negócio.
No iFood, por exemplo, há uma estratégia robusta que norteia as tomadas de decisões por trás dos patrocínios e ações, que consiste em estar presente em momentos de relevância principalmente cultural para os brasileiros. Uma prova disto é o anúncio recente de patrocínio oficial ao carnaval de rua de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro e o patrocínio oficial ao tradicional Camarote Expresso 2222.
O Carnaval é um momento em que a empresa transcende questões de visibilidade e exposição de marca para promover ações e iniciativas que proporcionam um envolvimento profundo nas tradições e emoções que o evento cultural traz para os brasileiros, como no apoio aos Bloco Afros: Filhos de Gandhy, Cortejo Afro e Ilê Aiyê em Salvador, que contam toda uma história da região ou no seu terceiro patrocínio ao CarnaVoz, do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.
Por meio dos patrocínios, as marcas podem implementar uma estratégia de comunicação 360º que amplifica as mensagens que deseja passar em todos os pontos de contato dos consumidores, promovendo momentos memoráveis que refletem seus valores centrais. Neste caso, ao patrocinar 17 blocos icônicos dessas praças, o iFood trará as ativações que destacam inovação, brasilidade e conveniência, como na distribuição de brindes desenvolvidos para oferecer praticidade para o consumidor durante o período, além de outras ações que fortalecem o vínculo emocional com o público como a marca mais amada pelos brasileiros.
Essa consistência e solidez na estratégia por trás da plataforma de patrocínios no final não só reforça a presença da marca, mas também inspira confiança nos consumidores, demonstrando que a empresa está sempre atenta ao que é realmente importante para os brasileiros, reforçando a economia local ou criativa, a paixão do nosso povo seja em eventos culturais, festivais ou eventos de futebol como a ativação do patrocínio de grandes campeonatos brasileiros ao longo do ano que serão transmitidos pela CazéTV, através de uma parceria com o YouTube e Méqui, no The Town 2025 ou no Big Brother Brasil 2025.
Na coluna de Ana Claudia Oliveira você encontra análises aprofundadas sobre brand experience, comunicação e estratégias que fortalecem a conexão entre marcas e consumidores. Com uma trajetória sólida que inclui passagens por áreas de marketing, logística, vendas e growth, Ana Claudia Oliveira lidera as áreas de Brand Experience (BEX), Social e Conexão no iFood