Mauricio Kusano

Nem tudo que reluz é ouro, nem todo ouro precisa ser dourado

Cases como o cinturão do Red Bull BC One e o Troféu do Spotify mostram a expertise da OitoCraft em ir além do óbvio no design e entregar experiência

Conteúdo produzido em colaboração com, Lucas Jesus de Andrade, Diretor de Criação da oito™, e Pedro Siqueira Mendes de Araújo, designer sênior da oito™

O sucesso de uma experiência se baseia na autenticidade de uma ideia. Muitas vezes, o mercado de live marketing vive a saturação das mesmas ideias, ou a derivação dos mesmos princípios que, na maioria das vezes, olha com maior importância o buzz que a relevância. Mas afinal, quando foi a última vez que uma ideia foi celebrada por sua profundidade e impacto duradouro, e não apenas pelo seu potencial de viralização? 

Por origem, e no design de produtos, a expressão craft tem como princípio o resultado de um processo artesanal, possivelmente feito a mão, moldado, uma leitura física e material. Usada principalmente no mercado de design gráfico nos dias atuais, essa interpretação gira em torno das habilidades de um profissional em manter a excelência de entrega em todas as etapas de um projeto digital, ao focar sempre na experiência do usuário. 

Acreditamos que o design, por essência, vai além do desenho técnico, processo produtivo, escolha do material e acabamento; antes de tudo isso, ele busca ser a solução de um questionamento ou problema. Com 15 anos de mercado e muita bagagem acumulada no caminho, nos questionamos como poderíamos nos aprofundar na área de design após anos imersos em promover experiências significativas. E assim, sentimos a necessidade de olhar para esse legado e procurar significados maiores em nossas entregas. 

Foi com essa consciência que desenvolvemos uma nova divisão, a OitoCraft, um coletivo com foco no design multidisciplinar, formado por profissionais internos, colaboradores, pesquisadores, artistas e parceiros da agência que, juntos, pretendem somar tanto às estratégias de demandas e projetos de clientes quanto incubar projetos em que acreditamos. Nós acreditamos no coletivo de ponta a ponta. 

A área tem como objetivo lapidar internamente um olhar questionador de forma detalhista. Na prática, o exercício cria um ciclo infinito de conhecimento e evolução da equipe, já que ela se desafia a desenhar minuciosamente o que pode estar por trás de um briefing, até a idealização de algo que não esteja ali, mas que, ao dissecarmos, tenha potencial para se tornar mais uma opção para o cliente, contando histórias e transformando cada entrega em uma experiência ainda mais especial. 

Recentemente, tivemos três desafios. 

Cinturão do Red Bull BC One World Final

O primeiro foi criar “o cinturão”, que representou o troféu da maior competição de breaking 1×1 do mundo, o Red Bull BC One World Final, produzido pela Oito em dezembro de 2024 e sediado no Rio de Janeiro. Anteriormente, o Brasil sediou finais globais em 2006, na cidade de São Paulo, e em 2012, no Rio de Janeiro. Agora, o torneio retorna ao Brasil pela terceira vez, celebrando o breaking e os 20 anos de história do campeonato, novamente na cidade maravilhosa. 

Para o desenvolvimento dessa peça, como uma entrega de design de produto, o foco não era sobre o couro mais caro ou raro, ou até sobre o design mais belo, mas sim sobre qual couro era legitimamente fabricado no Brasil, sua procedência sustentável, manufatura artística e relevância cultural e histórica. Como resultado, a estrutura do couro foi toda desenvolvida em colaboração com o mestre Espedito Seleiro, artesão cearense com grande relevância para a cultura do Nordeste brasileiro, onde a beleza vai além da matéria. 

Troféu do Spotify

Deslocando da arte manual à interpretação tecnológica, chegamos ao nosso segundo desafio, em que fomos convidados a criar um troféu para o Spotify, um reconhecimento dos Top 50 maiores artistas na última década. Seria muito prático iniciar o processo criativo através da Inteligência Artificial, e assim poderíamos fazer, mas nosso questionamento foi além disso. Desenvolvemos uma tecnologia tailor made responsiva, individual a cada um deles, com objetivo de pluralizar a mensagem. 

Unimos a arte generativa, tecnologia e dados de streaming de forma única, tendo como principal referência a jornada dos próprios artistas e seu processo de construção de uma carreira na música. Não apenas uma bela peça sólida, mas algo que retratasse, além do artista nela, um diálogo carregando a mensagem da marca como um presente, um reconhecimento e, concluindo, a leitura do artista para sua comunidade. 

“Na parte gráfica, tudo começou a partir do Renaissance, o design system do Spotify, um campo de possibilidades infinitas para qualquer designer. Bebemos da iridescência combinada com elementos de psicodelia para criar imagens expressivas, dinâmicas e reativas aos dados de cada artista na plataforma. A sensação que fica após o projeto ir para rua é de fazer parte da história da música brasileira, ele representou um reconhecimento contemporâneo tanto para os artistas quanto para os fãs, consolidando um momento importante dentro da cultura musical do país”, comenta Lucas Jesus de Andrade, diretor de Criação da Oito.

Parceria adidas Originals e Jão

Por fim, em nosso terceiro desafio, ainda com foco na representação lúdica e complexidade de materiais, concebemos para a adidas Originals uma “caixa misteriosa” que transportava os fãs do Jão à sua história profissional. A inspiração dessa imersão veio das bonecas russas Matrioskas, que, ao se abrir cada camada, revelam-se uma nova história e uma nova figura, homenageando os álbuns e suas histórias, uma ode ao artista. Nesse caso, o conceito criativo do design nasceu da leitura física da profundidade, da intimidade do fã na vida de seu ídolo, da cumplicidade mútua, de uma relação singular. O processo de escolha de materiais foi outro desafio, já que tínhamos narrativas distintas com pouco espaço físico para conectá-las. 

“O processo de criação é uma negociação entre a nossa mente e o mundo. Foi um aprendizado abrir mão de minhas expectativas e permitir que o projeto seguisse seu caminho, aceitando as adaptações, ouvindo os fornecedores e confiando em seus talentos. O resultado foi a melhor versão possível do projeto, revelando a beleza da relação entre fã e artista, algo muito maior do que meus desejos iniciais”, afirma Pedro Araújo, designer sênior da Oito. 

No entanto, valorizar esse olhar é mais um grande desafio, pois os vícios do mercado estão bem enraizados, — mas estamos começando a enfatizar a área no diálogo com o cliente, incluindo-a nos processos internos, projetos pró-ativos e proprietários. 

A OitoCraft é a forma de lapidar o nosso ponto de vista, sair do comodismo e identificarmos pontos fracos e fortes, conferindo excelência às entregas. Ela nasce da consciência das qualidades já reconhecidas por nossos clientes e se estabelece como um selo no processo de planejamento, criativo e executivo. 

Assim, nos colocamos em um espaço de questionamento das muitas ‘verdades’ que dominam o mercado e os meios de comunicação, criando, junto com nossos clientes, narrativas próprias, plurais, autênticas e sustentáveis. Convidamos clientes, parceiros e criativos a se unirem a esse movimento, onde o design vai além da estética e se torna significado.