A comunicação é um desafio diário para todos nós, quer seja no trabalho ou em casa. A grande dificuldade é entender o que as pessoas absorvem quando estamos falando. E por um motivo muito simples; quem ouve, entende o que está sendo dito, a partir de suas experiências, crenças memórias. O que comunicamos nunca é exatamente aquilo que nosso ouvinte compreende.
Passei minha vida inteira lidando com questões relativas à comunicação. Tive que aprender uma série de atividades para poder melhor desempenhar minha função. Transporte marítimo, distribuição de petróleo, seguros, cartão de crédito, banco, esportes, foram as principais áreas onde atuei.
Para poder utilizar a comunicação em tão diferentes assuntos, foi necessário, em primeiro lugar, saber a dinâmica de cada um deles. Depois, estudar os conceitos, saber entender cada meandro, criar e colocar de pé estratégias capazes de comunicar as melhores práticas das empresas onde atuava, aí sim era hora de abordar este grande desafio.
Com o passar do tempo desenvolvi um método — o P.I.S.C.A.R. — para conseguir resultados mais rapidamente. E é este método que compartilho aqui.
MÉTODO P.I.S.C.A.R.
P – PRESTAR ATENÇÃO
I – INICIAR OUVINDO
S – SER SIMPLES
C – CELEBRAR
A – ANDAR NA RUA
R – REALIMENTAR
Fui buscar este verbo de nossa língua, que denomina um ato comum a todo ser humano. Percebi que o primeiro contato sempre está no olhar. Em seguida nosso instinto fecha e abre os olhos, rapidamente. Pisca.
O piscar é um reflexo natural de nosso corpo. Piscamos cerca de 15 a 20 vezes por minuto, e este ato protege nossos olhos da secura além de distribuir a lágrima pela superfície do olho. A lágrima nutre, lubrifica e limpa a superfície dos olhos.
Esse pequeno ato, possui ainda uma outra função: a de preparar a nossa mente para uma nova tarefa, e assim prestar atenção. Este é o primeiro ponto para uma comunicação de qualidade.
Prestar atenção
Uma prática a qual me dedico pois me facilita muito entender e resolver as questões de comunicação. Normalmente a dispersão me traz ansiedade, que me leva a ter pressa, mesmo sabendo que não sei para onde estou indo. Prestar atenção investindo o tempo necessário para entender as entrelinhas, significa ter acesso a insights capazes de criar soluções muito valiosas. Um pequeno detalhe é um ponto de partida importantíssimo para construirmos uma solução. Por isso quando prestamos atenção somos capazes de capturá-los. E este é o ponto de partida.
Cada vez que piscamos, é como se estivéssemos lubrificando nossos olhos, que recebe oxigênio e nutrientes eliminando assim os vestígios de sujeira e bactérias. Preparando nossa mente para absorver o que será compartilhado.
Iniciar ouvindo
Ao trazer aos olhos uma visão renovada, o segundo passo é iniciar ouvindo. Esta é uma atitude involuntária que oferece uma oportunidade fantástica. Quem mais ouve, melhor se comunica.
Mas ouvir significa estar com a mente limpa. Aberta. Focada no que seu interlocutor está a dizendo a você. Esta é a postura adequada.
Quantas vezes participamos de reuniões onde uma pessoa está no meio de um raciocínio e os outros participantes já estão apresentando argumentos contrários. Ou quando alguém exprime um conceito e a resposta vem demonstrar claramente que ninguém o ouviu.
As reuniões de brainstorming são uma batalha de ideias, onde cada um quer que a sua prevaleça.
Iniciar ouvindo. Esta é a atitude para poder criar uma boa comunicação.
Ser simples
A piscadela é um modo informal de comunicação não-verbal. Geralmente quando piscamos, sinalizamos uma ação amistosa, uma concordância. Esta é a terceira condição para uma comunicação assertiva. Uma atitude simples e amistosa.
Mas atenção. Nada de ser simplório, raso ou preguiçoso ao propor enunciados. Ao contrário. Tratasse de buscar o que é mais adequado tendo em mente toda a atenção dada aos detalhes e questões colocadas. E tudo que se aprendeu com a escuta ativa.
Ao ter atenção aos detalhes e ouvir com profundidade, temos uma boa base para trilhar um caminho simples. Afinal, as grandes ideias são aquelas que estão ali, em nossa frente, e só conseguimos vê-las quando nos despojamos daquelas “verdades” cheias de intrincados conceitos, que mais escondem as possibilidades do que revelam soluções.
Lembre-se: ser simples.
Celebrar
O piscar de olhos e balançar a cabeça aquiescendo, é um gesto de conexão, de comunicação não verbal, um sinal de confiança, afeto e entendimento entre as pessoas. Conseguir esta condição, significa estar em sintonia.
Uma maneira muito eficaz de “sintonizar” aqueles que estão a sua volta é celebrar. Sem pestanejar.
Uma coisa simples que fazemos muito pouco. É preciso celebrar as conquistas. Não importa o tamanho. A ideia é aprender com nossos acertos. Aprendemos também com nossos erros. Mas celebrar os acertos trás felicidade, alegria, senso de pertencimento. Um simples reconhecimento, mesmo que seja individual, pode significar maior engajamento.
Precisamos nos divertir com nosso trabalho. E divertir-se não é levar a vida na brincadeira. Divertir-se, significa estar engajado com as práticas do dia a dia, estar por inteiro na atividade a realizar.
Andar na rua
Piscar é também uma forma de proteger nossa visão. E para que ela seja completa, é necessário andar na rua. Esta é a chave para se ter uma visão 360. Então mãos a obra. Chegou a hora de colocar tudo em prática.
Aprendi que a cabeça pensa onde os pés pisam. Ir ao marketplace para entender comportamentos, reações, hábitos é um exercício de observação e desprendimento muito grande. O ponto aqui é o de aproveitar todas as oportunidades de entender a vida olhando para quem a vive em seu dia a dia. Uma outra perspectiva que não a sua. Ficar debruçado em uma mesa de trabalho somente, ajuda muito pouco no desenvolvimento de comunicação.
Mais uma vez, a atitude de andar na rua para descobrir comportamentos e atitudes em relação a nossa missão, trará clarividência a sua questão, desde que esteja aberto, livre de preconceitos, para achar uma nova perspectiva.
Realimentar
Segundo os pesquisadores, o ato de piscar é como uma pausa para renovar a atenção.
Podemos entender que esta renovação é uma forma de realimentar o sistema, dar um feed back. Sem que façamos isso, não vamos conseguir os resultados que almejamos. O mundo não para. Sempre em mudança. Renovar a atenção é o último aspecto deste método, mas nem por isso o menos importante. Precisamos manter o sistema em funcionamento e fazer com que estejamos sempre aprendendo.
Este é o método que desenvolvi para trabalhar as questões relativas à comunicação, em todos os níveis. P.I. S.C.A.R. Os simbolismos do verbo, de confiança, afeto, entendimento, renovação, conferem definitivamente ao método, características que podem resolver os desafios da comunicação.
Disclaimer
Atenção para o conceito de divertir-se colocado aqui. O que faz parte desta forma de fazer comunicação, é o fato de que o envolvimento se torna muito profundo. Mas para isso precisamos assumir nosso papel de protagonistas de nossa existência.