Por trás da Experiência

O que está acontecendo com o mercado de eventos?

Por Dani Martins. Em mais de 20 anos de atuação na área nunca vivi isso!!!

Recentemente nosso mercado vem sofrendo muito com diversas situações: mercado inflado pulverizando público, mão de obra e fornecedores precários, amadorismo demais, cancelamentos de grandes turnês, tragédias e fatalidades nos eventos, furtos, roubos, falta de verba e baixa venda de ingressos, questões climáticas e tantos outros problemas!

Realmente estamos vivendo uma era preocupante para o nosso mercado mas que de fato será mais uma “passagem de peneira” pra separar o que presta do que não presta, pra mostrar realmente que esse mercado não é para amadores e nem para os fracos!

Muita gente vai desistir sim, infelizmente muita empresa vai quebrar, bons profissionais irão pra outro setor e assim teremos um equilíbrio que ao meu ver pode ser positivo em longo prazo.



Quem de fato levar a sério e com profissionalismo essa jornada chamada PRODUÇÃO DE EVENTOS terá espaço, quem não se preparar e não tiver consciência disso, estará FORA DO MERCADO em pouquíssimo tempo!

Falta mão de obra qualificada? 

Falta, mas falta também reconhecer que não é qualquer um que faz um evento, seja ele qual for, e é preciso muita responsabilidade ao contratar.

O Mercado de Eventos está em ebulição, 500 mil shows, festivais e summits acontecendo ao mesmo tempo, e boa parte, infelizmente sendo administrado por contratante amador e fazendo de qualquer jeito.



Estamos com um mercado ainda parcialmente quebrado, que vem tentando se recuperar depois de uma pandemia sem precedentes, e que com a tragédia no Sul estamos com um país fragilizado. 

É preciso refletir e pensar mais abertamente sobre os seguintes pontos:

  • Muita opção de entretenimento, algo que não é necessidade básica!
  • Muitos sem clima pra shows e curtição!
  • Muitos profissionais e empresas destinando verba de marketing e patrocínio de eventos pra salvar vidas!

Se os profissionais de eventos, que são quem deveriam ter o máximo de organização pra tudo, não se organizarem, não sei como ficará daqui pra frente. 

Em mais de 20 anos no mercado nunca vi nada parecido, se a ficha não cair agora, não vai cair nunca mais!

VAMOOOO PRODUÇÃO!