2023 foi um ano de muitos rebrandings e se as marcas precisam acompanhar as mudanças da sociedade, esse repensar da estratégia de marca deve ser feito com cada vez mais frequência.
Mas o que realmente precisa mudar, quando uma estratégia de marca muda? Branding impacta em muitos departamentos da empresa e todos eles precisam se alinhar à uma nova estratégia de marca.
Quando a marca muda, muda a maneira como a empresa faz negócios (qual tipo de negócio ela faz ou deixa de fazer). As politicas empresariais precisam se alinhar aos valores que essa marca sustenta e representa. Isso afeta a maneira como a empresa seleciona e lida e contrata fornecedores, como ela cria suas políticas empresariais e até condições de pagamento.
Quando a marca muda o tipo de mercado onde ela pode entrar, muda a arquitetura de marcas (caso novos mercados sejam explorados) muda também o portfólio de produtos e serviços oferecidos ao mercado. Alguns produtos não representam a marca e devem ser descontinuados. Outros podem ser desenvolvidos baseados em oportunidades descobertas no processo de reconstrução da marca.
Quando a marca muda, muda o RH. Ou pelo menos a maneira de se relacionar como os colaboradores. A marca precisa ter OFERECER VALOR para quem trabalha na empresa, isso está ligado às estratégias de marca empregadora. Os critérios de contratação, promoção e desligamento também serão re-alinhados à nova estratégia de marca.
Quando a marca muda, muda a maneira como a empresa vende. As politicas comerciais precisam se alinhar aos valores e percepções que a nova marca pretende gerar. As campanhas de incentivo precisam motivar um jeito novo de vender, de proporcionar de gerar experiencias para o comprador/consumidor que façam com que a marca seja percebida da maneira como a nova estratégia de marca definiu.
Finalmente, quando a Marca muda, muda a maneira como ela se comunica.
Muda site, embalagem, produto, pdv, redes sociais. Muda o discurso, as formas, as imagens, as vezes muda até o Logo. Mudam os eventos, a publicidade e o Relacionamento com cliente.
Eu tenho a impressão de que as pessoas não vislumbram tudo que precisa mudar para que uma marca mude de verdade depois de um rebranding. Espero ter ajudado a dar um pouco de dimensão para esse momento tão especial na vida das empresas.