Leandro Mendonça

Experiência de Marca: como construir planos com coerência e alma

Ter um target claro não é mais suficiente, é preciso conhecer profundamente esse público

O ponto de partida para qualquer plano de experiência bem construído é conhecer profundamente a marca. Saber sua estratégia, seu posicionamento e sua essência é essencial para desenhar um plano de execução eficaz. A experiência de marca não pode estar desconectada das outras frentes do planejamento; ela precisa falar a mesma língua. Precisa ser coerente.

Para mim, entender o DNA da marca, seus objetivos de comunicação e comerciais é um passo fundamental. Sem isso, qualquer tentativa de criar algo relevante vira uma iniciativa isolada.

O segundo ponto, que considero tão importante quanto o primeiro, é saber exatamente para quem estou desenhando essa experiência. Ter um target claro não é mais suficiente — é preciso conhecer profundamente esse público. Existe uma premissa que considero essencial: a experiência precisa conversar com o mesmo consumidor que a marca já fala em suas outras frentes.

Esse entendimento mais profundo do consumidor nos ajuda a responder a responder perguntas centrais: o que é importante para a marca? E o que é realmente relevante para o consumidor? No fim das contas, a mágica acontece quando conseguimos encontrar essa interseção — aquele ponto onde os dois mundos se encontram. A experiência ideal toca o coração, mas também entrega valor de marca.

E para que essa conexão não fique restrita apenas ao pequeno universo que vive a experiência presencialmente, é fundamental pensar em sua amplificação. Muitas vezes, a ação é bem estruturada e fundamentada, mas o desafio é expandir seu impacto para o maior número de pessoas possível. É aí que entra o papel de uma mídia planejada para dar escala, levando a essência daquela experiência, de forma genuína, a quem não esteve presente.

Com essa base sólida — marca bem definida, consumidor bem definido e plano de mídia consistente — conseguimos identificar (ou até criar) assets que pertencem aos dois universos e que podem ser associados à marca por meio de experiências. A partir daí, o plano começa a ganhar corpo, coerência e, principalmente, alma.

Leandro Mendonça
Leandro Ribeiro Mendonça

Experiência de marca

Com o background de mais de 20 anos na Ambev, o líder da área de Experiential e Patrocínios traz à sua coluna insights sobre ações que conectam marcas e pessoas

Com o background de mais de 20 anos na Ambev, o líder da área de Experiential e Patrocínios traz à sua coluna insights sobre ações que conectam marcas e pessoas