Camila Alvarez

Como o Retail Media está fortalecendo conexões reais entre marcas e consumidores

Cases do iFood Ads mostram como dados, criatividade e formatos nativos impulsionam resultados

Foto: Divulgação/ iFood

O Retail Media vai além da performance para se tornar um importante vetor de relacionamento entre marcas e consumidores. Ao integrar publicidade diretamente nas plataformas de venda e consumo, como o app do iFood, ele transforma interações em experiências — mais relevantes, personalizadas e conectadas ao momento de vida de cada pessoa.

Nada mais valioso do que trazer exemplos claros do que já fazemos dentro de casa. A criação do iFood Ads em 2021 marcou esse movimento dentro do iFood. Muito além de gerar conversão – mas também com esse objetivo evidente -, a vertical nasceu para criar pontos de contato relevantes entre marcas e os mais de 55 milhões de consumidores do iFood, aproximando os interesses de negócio ao que realmente importa para o público. Combinando inteligência de dados — como navegação, comportamento e preferências — a soluções criativas e formatos personalizados, o iFood Ads conecta marcas aos consumidores de forma estratégica e eficaz.

Mais do que exibir publicidade, a proposta é inseri-la de forma nativa e fluida, aproveitando o momento real de consumo dentro do app. Isso permite criar ofertas que fazem sentido, geram valor imediato, impactam positivamente a jornada de compra e fortalecem a percepção de valor das marcas.

No iFood, um ecossistema completo de oportunidades abre portas para as multicategorias que fazem parte desse todo. No mais recente Mês do Consumidor, que acontece em março, a campanha Março Pede Tudo mostrou como o Retail Media pode gerar impacto em escala e com propósito, principalmente quando ativado em épocas sazonais.

Como resultado, registramos um crescimento expressivo no período: as marcas e produtos de “Bebidas prontas” obteve  um aumento de mais de 40%, já a categoria “Sorvetes e Sobremesas” apresentou um crescimento de 33% no GMV em relação a março de 2024. Outro destaque do período, impulsionado por iFood Ads, foram as ofertas de autocuidado nas campanhas do canal de Farmácia, que demonstram crescimento significativo no GMV, considerando um comparativo de 01 a 23 de março de 2024 e o mesmo período de 2025, sendo eles: Dermocosméticos (+76%), Cabelo (+76%) e Corpo (+47%). Já está mais do que comprovado que a publicidade, quando bem feita, impulsiona resultados e gera conversões. 

Mas não é só de desconto que se vive uma boa campanha. O Retail Media também tem potencial para criar experiências emocionais e memoráveis. A ativação The Streaming Bar é prova disso: uma ação pensada intencionalmente a partir de insights sobre comportamento e preferências dos consumidores, que uniu conveniência e conexão afetiva de forma estratégica. Durante a exibição da série sobre Ayrton Senna, transformamos o sofá da sala do espectador em balcão de bar — com uma Heineken gelada de sua preferência (normal ou zero) chegando pelo iFood no momento exato da experiência. Um case que mostra como impactar com relevância e emoção é possível quando se entende o consumidor além do clique.

E se tem algo que nos move, é ir além do óbvio. Na Páscoa, reinventamos uma tradição com uma proposta interativa e divertida. Junto à Mondelez, o iFood Ads criou uma versão digital da Caça aos Ovos, com descontos especiais e uma mecânica gamificada dentro do app. Foi mais que uma campanha: foi uma experiência. E os resultados falam por si — impulsionados por inteligência de dados, personalização e o uso de formatos nativos, que são grandes diferenciais da nossa atuação em Retail Media. A prova de que, quando criatividade e propósito andam juntos, o varejo se transforma em algo muito maior — em uma jornada afetiva entre marcas e pessoas.

No fim, o que o Retail Media mostra é que resultados de negócio podem — e devem — andar lado a lado com experiências relevantes. Quando a publicidade deixa de interromper e passa a integrar a jornada, cria-se um novo valor: o da conexão genuína. E marcas que entendem isso estão um passo à frente.

Camila Alvarez é head de Negócios da iFood Ads
Camila Alvarez

Descubra as tendências de tecnologia e inteligência artificial aplicadas à experiência do consumidor com Camila Alvarez, head de Negócios da iFood Ads. Insights sobre inovação, retail media e estratégias omnichannel que conectam marcas e consumidores no ecossistema digital.