Luiz Fernando Coelho

Ser o primeiro. O que isso significa realmente?

Por Luiz Fernando Coelho. Enquanto atletas competem não apenas contra seus adversários, mas também contra si mesmos, a Deloitte lança sua campanha "The First Effect", destacando que ser o primeiro vai além de conquistar medalhas

Créditos: Unsplash
Créditos: Unsplash

Parece uma pergunta completamente sem sentido, principalmente quando o assunto
são os JOGOS OLÍMPICOS. Mas é aí que nos enganamos. Aqueles que simplesmente assistem aos jogos para ver quem será o primeiro, o campeão, estas pessoas simplesmente perdem o que de mais lindo existe em se tratando desta competição.

Cada esporte, cada prova, nos traz uma lição de vida. Este é o grande fascínio que uma Olimpíada exerce. A superação, muitas vezes do limite físico. O treinamento onde o atleta de natação, de atletismo, de vela e demais provas individuais contra o relógio, compete primeiro consigo mesmo, e depois com seu adversário. É impressionante.

Por isso, muitas vezes vemos um atleta declarar que não conseguiu uma medalha, mas
ele estava satisfeito pois foi o melhor tempo de sua história, ou seja, ele venceu o
primeiro adversário, ele mesmo.

Com os Jogos de Paris, já em curso, com o revezamento da tocha, começam a aparecer os primeiros posicionamentos das empresas patrocinadores. Hoje, estudei como a Deloitte se posicionou em relação ao mercado, utilizando os vários exemplos que existem nas competições para mostrar o que pode significar ser o primeiro.

A campanha tem o título de THE FIRST EFFECT. Vou colocar o link do Youtube para que todos possam apreciar, ao final do texto. É claro que a produção foi buscar cada detalhe em relação a história dos Jogos, para que a Deloitte pudesse desenvolver seu posicionamento; selecionou as cenas mais impactantes; escolheu uma trilha forte; mas, como sempre, o texto traz a grande mensagem para todos.

The First Effect, inicia com cenas de atletas que ou não completam sua prova, ou são
os últimos a chegar, como o atleta de natação, que fez o maior tempo da história. E complementa com a frase: In Sport first isn’t just about winning; e complete o
pensamento com a cena de uma atleta que conduz a bandeira dos atletas refugiados, e
nos diz: is about leading.

Este brilhante posicionamento, ainda nos traz ensinamentos fantásticos, tais como:

  • Being first is hard, youngest, smallest, fastest, boldest…
  • First is not about being the one, it’s for everyone
  • People thought that people with disabilities could not do, and so we’re here
  • Track humanity’s progress, the world’s greatest stage
  • Track the first stage

Se desejarem encontrar mais histórias de superação, vale a pena entrar no site e ver
algumas de suas histórias reais de atletas que fazem parte do TEAM DELOITTE, produzidos quase que totalmente ao natural, o que no final do dia, dá ao atleta a tranquilidade para ter um excelente rendimento a frente das câmeras. Enjoy the Olympics, afinal faltavam 93 dias, 20 horas, 58 minutos e 12 segundos.