Sobe o som! O marketing de influência como peça-chave para potencializar a participação das marcas nos festivais de música

Por Rafael Coca. Saiba como as marcas podem aproveitar o crescimento dos festivais através do marketing de influência. Potencialize sua estratégia e conquiste mais visibilidade

Créditos: Unsplash
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Grandes festivais proporcionam uma série de experiências, memórias afetivas e conexões ao público. Ao mesmo tempo, também oferecem uma gama de possibilidades para as marcas. A ascensão no Brasil pode ser comprovada em pesquisas como o Mapa dos Festivais, que mostrou que, de 2022 a 2023, o modelo de evento teve aumento de 140% e, apenas em 2024, devem acontecer 318 festas do tipo no país.

As redes sociais trouxeram mais destaque ao tema e ressaltaram o poder dos influenciadores na comunicação das marcas. Para se ter uma ideia, a Spark registrou 538 milhões de impactos e cinco milhões de interações em 2023, ao atender marcas do setor financeiro ao de alimentos em eventos nacionais e internacionais.

Nessa esteira, observo que o investimento em patrocínio de eventos e a exposição das marcas por meio de ativações passou a ter grande ligação com o trabalho dos creators. Isso porque as empresas estão focadas em maximizar o alcance, gerar mais engajamento, fortalecer o posicionamento e, como consequência, ampliar a awareness. Nesse aspecto, pondero sobre a importância de escolher creators que tenham conexão com o público-alvo, para que possam criar conteúdos autênticos que provoquem interesse e reconhecimento.

Com o início do Rock in Rio, que vai começou na sexta-feira (13), os influenciadores digitais já começaram a dar o tom criativo para a edição histórica de 40 anos. Pensando nas publicações estratégicas e na interação com os seguidores, os conteúdos inspiradores que enaltecem a criatividade e ressaltam a personalidade, como o DIY (“do it yourself” – “faça você mesmo”, em tradução livre), repercutem bastante nas redes sociais. Esse formato de post também ajuda a conectar de maneira genuína influenciadores, seguidores e empresas do mercado da moda, por meio das dicas de roupas e acessórios.

Outro tipo de conteúdo que costuma atrair a atenção e estimular o engajamento é o “get ready with me” (“arrume-se comigo”, em português), tendência que tem grande força no TikTok. Os vídeos mostram a preparação do influenciador dedicada ao festival. Essa temática aproxima creator de seus seguidores, valorizando, também, produtos de beleza e técnicas de cabelo e maquiagem. Além disso, conteúdos de bastidores rendem para as redes em função das curiosidades e da proximidade desenvolvida pelo criador de conteúdo.

Fazer uma contagem regressiva indicando as ativações pode encantar o público que planeja antecipadamente o que quer fazer durante a festividade. Quando o influencer chega ao evento, ele pode fazer uma imersão nos stands para apresentar as ações da marca. Com isso, consegue promover uma experiência envolvente e interagir com o público que aproveitará o festival e, também, com quem não estará in loco. Para os conteúdos, recomendo fazer a produção antes, durante e depois para compartilhar diversos momentos.