Protagonismo & Brand Experience

Você está apenas criando ou vivenciando experiências?

Por Haynabian Amarante. Se trabalhamos com Brand Experience, com planejar diferentes experiências, você já se perguntou se está vivenciando e criando espaço para elas?

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Será que estamos subestimando nossa necessidade de pausa?

Após alguns dias de férias (nitidamente necessárias), venho refletindo sobre o quanto postergamos e subestimando nossas necessidades de descanso, e mais ainda, o quanto as pausas são necessárias para que possamos oxigenar as ideias, afinal, nós lidamos com criatividade, experiências e entregas possíveis a partir do nosso conhecimento e das nossas vivências.

Vimos frequentemente em diferentes artigos, matérias e publicações que o mercado de comunicação, publicidade e live marketing vive em sua grande maioria com profissionais prestadores de serviços, os famosos PJs, em formato freelancer e freela fixo.

Passei boa parte da minha carreira antes de me tornar empresária neste formato, e me dei conta o quanto me acostumei a não tirar férias. Deixo claro aqui que férias não é a pausa do recesso de final de ano. 

Ao planejar minhas férias recentes, percebi que seria a terceira vez que de fato eu estava programando um período de pausa intencional. São mais de 15 anos trabalhando, e não me orgulho em dizer isso, mas eu subestimei a necessidade desta pausa.

Quando estamos tão envolvidos nas entregas, ou na sobrevivência de emendar um job no outro, ou mesmo em alavancar nossas carreiras, as vezes esquecemos de olhar para nós mesmos e reafirmar que as pausas são necessárias para o nosso corpo, mente e também para o trabalho. Sim, para o trabalho.

Criar espaço mental para que possamos observar e absorver com tranquilidade o que está em nosso em torno faz com que a gente também evolua no trabalho. E existem várias formas de criar esse espaço durante o dia a dia, mas estou falando aqui de distanciar-se da rotina de trabalho e literalmente se voltar para você. Para os seus momentos.

Conhecer novos territórios, tomar contato com novas culturas, pessoas e pontos de vistas, sem estar focado ou inclinado a fazer isso através de uma pesquisa, ou de um estudo para cumprir um prazo de trabalho a partir de um briefing recebido, te faz absorver as coisas de maneira diferente. Não só absorver, mas realinhar valores e observar comportamentos. 

Quando se há a possibilidade de viajar, isso torna-se ainda mais visível, pois você começa a entender como gira a movimentação do local, as pessoas, a economia financeira e criativa, e como é ou seria uma boa experiência dentro do contexto local que está vivenciando. Viajar, mesmo que para lugares próximos e muitas vezes já conhecidos também é uma forma de potencializar a criatividade e olhar para experiências. 

A pausa traz conhecimento. O descanso intencional traz melhores caminhos para criatividade e para novas experiências. 

Se trabalhamos com Brand Experience, com planejar diferentes experiências, você já se perguntou se está vivenciando e criando espaço para elas?