A partir do momento que o termo “Experiência” virou uma justificativa para tudo relacionado à comunicação e ao marketing, um novo fenômeno mercadológico tomou conta da comunicação e do marketing.
Para nós aqui do Promoview, isso foi apenas a confirmação de uma tendência que identificamos desde 2006, quando iniciamos as atualizações do site e passaos a tratar esse tema como nossa principal linha editorial.
Leia também: Doodle traz NFT´s para o mundo real e faz sucesso no SXSW 2022
Afinal as “experiências” sempre estiveram ali nas relações de consumo desde que o balcão foi colocado no supermercado para degustação de margarina, mas só foram descobertas de alguns poucos anos para cá.
Antes de mais nada, é necessário separar o “joio do trigo”, pois existe uma grande diferença entre a experiência de marca com a experiência de compra e com o produto.
A experiência de marca é um conceito mais amplo e complexo, pois sofre a influência de vários elementos, desde a estratégia da comunicação e do marketing, aos produtos ou serviços somados aos pilares e crenças.
Leva um certo tempo para que as pessoas alcancem essa percepção, já que elas precisam de contato por um período suficiente para a criação de interações positivamente emocionantes.
Quando uma empresa cria sua estratégia de experiência de marca, é necessário perceber que isso não acontecerá da noite para o dia. Mas é possível fazer algumas pequenas ações, como participar da cultura popular, personalizar a mensagem da marca e falar sobre o que torna aquela marca única.
Em relação à experiência da marca, também é importante lembrar que os clientes têm certas expectativas sobre a marca. Os clientes sabem o que querem e têm certas expectativas em relação aos produtos que compram. E se uma empresa for capaz de antecipar essas mudanças e atender às necessidades dos consumidores, isso influenciará na experiência da marca.
A partir do momento que esse ciclo for concluído com a menor fricção possível, aumentam as chances para que, de maneira natural, as pessoas formem uma opinião positiva em relação à marca, para assim seja estabelecida a retenção necessária para relacionamentos duradouros.
Como pudemos perceber, são muitos os fatores que influenciam na experiência do cliente. No final das contas, a verdade é que a quantidade e os tipos de experiências são tão diversos quanto os tipos/segmentos das marcas, o que torna a construção de uma estratégia de CX algo extremamente complexo, que depende dos fatores inerentes ao ramo de atividade, bem como ao marketing e à comuicação.