Um brinde promocional é um item que geralmente é oferecido a clientes ou clientes em potencial sem qualquer consideração financeira. Em geral, o nome da empresa e o logotipo são colocados para divulgar
Os brindes promocionais atendem a diferentes objetivos: fidelizar clientes, melhorar a visibilidade, reforçar a imagem da marca, etc. A seleção dos brindes depende do objetivo final, mas também do posicionamento da empresa e dos clientes.
Quais objetivos os brindes promocionais atendem?
Os brindes promocionais fazem parte de uma estratégia de marketing mais global, atendem a objetivos específicos tanto para eventos de live marketing, assim como ações de brand experience ou ativações de marca.
Eles podem ajudar:
– Fidelização do cliente: O brinde promocional pode ser usado em um sistema de recompensa (10 compras = um presente). Ou simplesmente para agradecê-los por sua lealdade
– Melhorar a visibilidade da empresa e tornar-se conhecido: O brinde promocional pode ser distribuído a novos clientes. E durante os eventos em que a distribuição será feita para um grande número de pessoas
– Fortalecer a imagem da marca: Dependendo da natureza do presente, é possível afirmar e transmitir os valores da empresa
– Manter relações comerciais com fornecedores e prestadores de serviços ou clientes B2B: Os brindes da empresa permitem agradecer aos colaboradores externos pelo seu trabalho e envolvimento.
Brindes promocionais geralmente são personalizados com cores, nome da empresa, slogan e logotipo. Essa personalização deve se adequar ao seu objetivo.
Por exemplo: se você quiser dar um relógio a um fornecedor, é melhor colocar o logotipo discretamente na parte de trás. Por outro lado, se o objetivo for aumentar a visibilidade durante um evento, você pode exibir o logotipo na parte inferior de cada sorteio.
Que tipo de itens promocionais escolher?
Brindes promocionais devem ser selecionados com base nos objetivos e seu posicionamento para serem eficazes.
Brindes de acordo com os objetivos da empresa
Quais brindes publicitários as empresas preferem? Um presente deve atender a determinados objetivos, pois nem todos os presentes são iguais e alguns têm uma finalidade mais específica:
– Para fidelizar um cliente, o valor do brinde deve ser adaptado ao “valor do cliente”. Por exemplo, um cliente importante deve receber um presente de prestígio, como um relógio ou um conjunto de canetas. Você também pode dimensionar o valor de mercado de brindes promocionais com base em um programa de fidelidade. Quanto mais o cliente comprar, mais o valor dos presentes aumentará.
– Para aumentar a visibilidade, é importante escolher brindes que sejam portáteis e que permitam que o logotipo seja exibido com destaque. Por exemplo: uma bolsa, uma mochila, tecidos personalizados (camiseta, suéter, etc.)
– Para reforçar a imagem da empresa, em função da clientela, é necessário ter em conta a seleção de pequenos brindes que sejam úteis na vida quotidiana e que correspondam às necessidades do cliente. Por exemplo, uma caneca, uma garrafa de água, um conjunto de velas, um chaveiro, uma caneta, para um consumidor. Para um cliente profissional, são preferidos produtos publicitários mais voltados para atividades de escritório, como organizador, caderno, pasta, marcador, etc.
– Para manter relações comerciais, são preferidos produtos consumíveis (por exemplo, chocolates, doces, vinhos, etc.) ou produtos que correspondam às necessidades do prestador de serviços ou cliente. Por exemplo, se você usa regularmente os mesmos fornecedores do setor, pode oferecer óculos de sol ou garrafas de água para os dias quentes de verão.
– Você também pode oferecer brindes promocionais aos funcionários, como um presente de boas-vindas ou para recompensá-los regularmente por seus esforços. Neste caso, são preferíveis acessórios de escritório ou gadgets de alta tecnologia (baterias sobressalentes, chaves, USB, etc.).
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Presentes na fase de posicionamento
Os brindes promocionais também devem estar alinhados com os valores e posicionamento da empresa. Por ter uma abordagem de CSR (Responsabilidade Social Corporativa), para manter a consistência, é melhor escolher brindes promocionais verdes. Nesse caso, devemos privilegiar os itens biodegradáveis ??ou recicláveis, inclusive os reutilizáveis.
Se uma empresa oferece produtos ou serviços de alta qualidade, provavelmente tem uma clientela com expectativas mais altas. Portanto, brindes promocionais devem corresponder a essas perspectivas. Portanto, é importante selecionar presentes de maior prestígio, como um relógio, garrafas de vinho, uma caneta-tinteiro, etc.
Por outro lado, se você estiver na faixa de preço média ou baixa, poderá escolher presentes práticos e atraentes a custos reduzidos. Como uma pequena garrafa de água de plástico biodegradável, uma caneca personalizada ou uma bolsa de viagem.
Quando oferecer brindes corporativos a clientes, parceiros ou fornecedores?
Por fim, lembre-se de não distribuir brindes promocionais aleatoriamente. É melhor escolher o momento perfeito, pois tem um impacto psicológico no consumidor:
– Por um lado, é melhor evitar dar um presente promocional de alto valor antes de uma transação. Isso pode ser percebido como um suborno ou uma forma de influenciar a decisão. A situação pode ser mal percebida pelo cliente.
– Por outro lado, é possível agradecer a um cliente após um acordo ou a assinatura de um contrato com um brinde promocional. Para novos clientes, kits de boas-vindas podem até ser fornecidos.
Outra possibilidade é a distribuição em massa de brindes personalizados em um evento como uma feira, uma conferência ou um festival.
Para agradecer aos colaboradores ou prestadores de serviços e subcontratados, podem ser feitos brindes de Natal personalizados no final do ano.