A Heineken, seguindo exemplo de empresas como Google e Amazon, quer começar a medir, de forma periódica, os níveis de felicidade dos seus funcionários. Com cerca de 13 mil colaboradores, a medida corporativa chega como uma forma de melhorar ainda mais o rendimento da empresa, que acredita que a felicidade é sinônimo de produtividade.
“Essa abordagem tem mais a ver com a satisfação do indivíduo. Diferente de uma pesquisa de clima tradicional, que mede aspectos mais gerais, a pesquisa de felicidade aborda os sentimentos e emoções, ou seja, olha para o funcionário de uma maneira mais integral”, diz Lívia Azevedo, diretora de People & Organization Development da Heineken.
Em 2003 a empresa Wohoo Partnership criou uma metodologia que se baseava em satisfazer seus funcionários para impactar positivamente o seus negócios, e virou referência para grandes instituições como a Heineken.
Além disso, também surgiu a função de CHO (Chief Happiness Officer), um profissional com o objetivo de criar estratégias para aumentar a felicidade da sua equipe. Segundo o LinkedIn, mais de 4 mil empresas contrataram um CHO, e a Heineken pode estar atrás de um.
“Neste ano, começamos a etapa de letramento dos líderes no assunto. Mas, no próximo, a ideia é ter metas traçadas”, diz Lívia.
A criação de uma metodologia para medir a felicidade dos funcionários da cervejaria é algo que começou com um trabalho anterior, quando a empresa lançou o Programa Heineken Cuida, voltado para a saúde mental.
Desenvolvido no auge da pandemia, o Heineken Cuida atua em três pilares: informação, como treinamentos e pílulas para desmistificar o tema, suporte de saúde com a equipe interna, além de apoio jurídico. Desde que foi implementado, em 2020, houve um aumento de 35% no número de funcionários da Heineken que utilizam o programa.
Hoje, as ações de pesquisa da empresa são feitas quinzenalmente em áreas de Vendas e Supply Chain, isso tudo com o auxílio da Reconnect Happiness at Work e a utilização da metodologia Perma.
Desenvolvida pelo psicólogo Martin Seligman, a Perma se baseia na psicologia positiva, que define a felicidade como uma estrutura composta por emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, propósito e realizações. Até o fim deste mês, a Heineken pretende usar a metodologia 100% dos seus funcionários.
A ideia é, conforme a iniciativa amadureça, unificar o programa de saúde mental com as ações da pesquisa de felicidade. “Entendemos que não tem como abordar saúde mental apartado da felicidade e que, com uma jornada unificada, teremos resultados melhores, assim como os índices de bem-estar em que crescemos 6% na pesquisa global após a implementação das ações voltadas para o tema”, diz.