Para marcar o Outubro Rosa, campanha anual de conscientização e prevenção do câncer de mama, a RBKollors e o Laboratório das Sobrancelhas, ambos fundados pela empresária Renata Barcelli, realizam, uma ação solidária com mulheres que venceram o câncer em Sorocaba (SP). Serão realizados procedimentos de micropigmentação gratuitos nas sobrancelhas, para aquelas que sofreram com os tratamentos químicos, e também a reconstrução de aréolas para quem fez mastectomia.
Leia também: Bom Ar leva Mata Atlântica para Avenida Paulista
Desde o início do projeto, em 2016, os profissionais do espaço dedicam um dia inteiro de atendimento no mês de outubro para a atividade. A intenção é resgatar a autoestima de mulheres que sofreram com o câncer, em especial o de mama. “Nosso compromisso com a beleza vai muito além da estética, acreditamos que, para se sentir bonita de verdade, é necessário que as cicatrizes ganhem um novo significado, e que a esperança esteja viva em cada uma de nós. Temos que apoiar umas às outras, devemos nos respeitar e acolher a todas”, comenta Renata.
A micropigmentadora comenta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e explica que através do procedimento, chamado de micropigmentação paramédica, é possível reconstruir ou aprimorar o aspecto visual da aréola e mamilo, além de disfarçar cicatrizes após mastectomias ou cirurgias plásticas estéticas e reparadoras.
“Essa-e considerada a última etapa neste processo tão doloroso que é a luta contra o câncer de mama. Muitas mulheres têm baixa autoestima por não terem a aréola após a mastectomia. A micropigmentação nesses casos não melhora só a parte estética, mas também a emocional”, explica Renata. Ela também explica que todo o procedimento é feito diretamente na derme superficial da pele. “São utilizadas agulhas para criar uma ‘nova aréola’, além de fazer correção das cicatrizes. São simuladas sombras e texturas
para o resultado ficar o mais realista possível”, aponta.
A técnica não é permanente e o retoque deve ser feito, em média, a cada dois anos. A reconstrução depende do tipo de pele, da cor e da qualidade do pigmento. No último
ano, cerca de 13 mulheres tiveram atendimentos totalmente gratuitos para micropigmentação nas sobrancelhas e reconstrução areolar no dia da campanha. Entretanto, o estúdio também se dispõe para atender demais mulheres ao longo do ano, separando espaços na agenda para o atendimento social. Este ano, o esperado é o atendimento de cerca de 20 mulheres.