O Rock in Rio 2022 está invadindo o Metaverso. Na edição deste ano, o maior festival de música e entretenimento do mundo inova novamente e lança, em colaboração com a Coca-Cola, o Rock in Verse, sua primeira experiência Rock in Rio dentro do metaverso.
O-projeto, criado pela agência A-LAB, vai acontecer dentro de uma ilha do Fortnite, que reúne uma comunidade de milhões no mundo inteiro. Neste ambiente completamente virtual, há 12 espaços inéditos e totalmente inspirados na Cidade do Rock, além de participar de vários desafios propostos pelas atrações.
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Um dos destaques é a “Running Tracks”, experiência em que o jogador interage com uma música original e exclusiva composta pela dupla de DJs Cat Dealers, que além de serem fãs assíduos de Fortnite, são uma das atrações do Rock in Rio e se apresentam no palco New Dance Order em 4 de setembro.
Outra experiência do mapa que tem de tudo para ser um sucesso é a “RiRstory Trivia” que vai testar o conhecimento dos jogadores a respeito da história do festival. Para acessa o mapa, o código Rock in Verse é 1795-5503-2935.
“O Rock in Rio possui 37 anos de história e, a cada ano, surpreende o público com ações que envolvem o uso de tecnologia, como por exemplo a chegada da GamePlay Arena, espetáculos como a NAVE e Uirapuru, as estruturas e cenografias dos palcos, a skill do Rock in Rio na Alexa e, agora, a entrada do festival no Metaverso, algo que era um grande desejo nosso. Sabemos que a vivência física é insubstituível, mas acreditamos que o presencial e o virtual podem andar lado a lado. Como temos mais pessoas que querem vir para o evento do que a Cidade do Rock realmente comporta, estamos sempre pensamos em ativações que expandem a experiência para este público, que, dessa forma, pode também se relacionar e se divertir de alguma maneira com o festival. É nisso que colocamos todas as nossas energias, pois, assim, as pessoas poderão viver um grande aquecimento da experiência Rock in Rio direto de suas próprias casas. O Rock in Verse será uma forma totalmente inovadora de se relacionar e se divertir com o Rock in Rio”, declarou Luis Justo, CEO do Rock in Rio.
A Coca-Cola, parceira exclusiva da iniciativa, topou o desafio de levar a experiência pioneira do Rock in Rio ao metaverso.
“Em um festival tão inovador e grandioso como o Rock In Rio, os encontros memoráveis e mágicos não poderiam ficar restritos ao mundo físico. Hoje, as experiências de marca têm que extrapolar as plataformas e gerar momentos inesquecíveis para todos os públicos. O Rock in Verse é a prova disso e a oportunidade de conectar pessoas em diferentes lugares e dimensões. Nós da Coca-Cola, que temos a inovação em nosso DNA, já estamos nos comunicando com nossos consumidores intensamente no mundo digital com nossa campanha global The Real Magic, e não havia como não entrarmos nesse projeto. O Rock in Verse ficará na história do festival por esta experiência totalmente imersiva e surpreendente para o público do Rock In Rio viver a magia do festival de onde quer que esteja”, destaca Adriana Knackfuss, líder da marca Coca-Cola na América Latina.
Entrando no mapa do Rock in Verse, que tem o formato inusitado de uma guitarra, o público encontra um grande pórtico escrito “Rock in Verse”, em que tem a oportunidade de tirar fotos incríveis de seus avatares.
Depois do portal do “Let’s Rock”, o primeiro espaço é a chamada “Orbital Spinning”, um lugar para encontrar os amigos e jogar junto com eles desafios de flutuação que ocorrem em cima de um grande globo que desafia as leis da física.
A segunda parada é no “Running Tracks”, um game onde os jogadores vão correr por uma extensa mesa de beat, fazendo o personagem tocar uma música inédita da dupla de DJs Cat Dealers, composta exclusivamente para a experiência do Metaverso.
Seguindo no mapa do jogo, há o “Top Of Pop”, um local mágico dedicado ao pop, um dos maiores estilos musicais da atualidade. Ali, o desafio será escalar uma enorme pirâmide em um circuito de parkour, em que o avatar vai pulando e se equilibrando nos obstáculos, passando por vários desafios.
Durante a subida, o fã vai conhecer diversas curiosidades de momentos emblemáticos do pop no Rock in Rio, até chegar ao topo onde está localizada uma grande pista de dança com vista privilegiada para todo o mapa.
A seguir, o jogador passa pela “Rota para 85”, inspirada no espaço da Rota 85 de dentro da Cidade do Rock, mas com um aspecto futurista e sendo convidado a refletir sobre o mundo que se deseja em 2085, quando o Rock in Rio completar 100 anos.
Este charmoso espaço vai mostrar, também, através de frases os desejos do próprio festival para o futuro. O local dialoga com o propósito do Rock in Rio de “Por um Mundo Melhor”, com o sonho de um futuro mais sustentável para todos.
Mais uma ativação do Metaverso será o “RiRstory Trivia” que vai testar o conhecimento dos jogadores sobre a história do festival, além de fatos e curiosidades sobre a parceria com a Coca-Cola no decorrer dos anos.
Ao passar pelo “Hip Hop’s Gueto”, os gamers encontram um grande parque de hoverboard, mostrando o poder da cultura do Hip Hop por meio de manobras radicais e produção de grafites.
Na “Surf Coaster” há uma divertida e animada montanha russa que simula as ondas das praias do Rio de Janeiro, fazendo com que o personagem alcance velocidades inimagináveis. No lugar do tradicional carrinho da montanha russa, o avatar estará em pé em cima de uma prancha, surfando na montanha russa de uma maneira completamente inédita e radical. Uma outra atração que deve movimentar o mapa do Rock in Verse é a “Spider Scape”, uma gigantesca aranha labirinto inspirada no visual Heavy Metal e que vai empolgar até os fãs de outros estilos musicais.
Outro espaço que faz uma conexão do on-line com o físico e vai fazer o público se animar ainda mais é o “Virtual + Real Meet Up Room”, um local exclusivo para encontrar artistas e influenciadores. Na enorme lista de atrações do Rock in Verse, também está o “Music & Drive”. O game é para os avatares que procuram por um momento tranquilo e relaxante. Neste ambiente, o público vai passear de carro por um lindo pôr-do-sol, ao mesmo tempo que ouve hits musicais.
Para fechar, os players passarão por dois espaços com ativações da Coca-Cola. Do alto do “Magic Sky Fall”, uma experiência que vai tirar o fôlego, com uma oportunidade de pular da gigante torre da Coca-Cola instalada no Rock in Verse e voar, simulando uma asa-delta, com uma vista panorâmica e privilegiada, passando por todo o mapa do Metaverso do Rock in Rio.
Uma enorme pista de dança também será instalada no game. No “Coke Studio” que os jogadores vão poder se encontrar com vários players e mostrar seus melhores passos de dança. Nesse lugar, um portal mágico conectará o ambiente virtual com o presencial, com exibições no estande da Coca-Cola na Cidade do Rock. A cenografia tanto do Metaverso, quanto do espaço da marca no festival, será bastante parecida.
O Rock in Verse é uma experiência criada independentemente no Fortnite e não é patrocinada, endossada ou administrada pela Epic Games, Inc. O jogo Fortnite está disponível para download no PC e Mac, PlayStation4, PlayStation4 Pro e PlayStation 4 Slim, PlayStation 5, Xbox One, Xbox One S, Xbox One S All-Digital Edition, Xbox One X, e Xbox One Series X|S, Nintendo Switch e Switch Lite, Android e IOS.