A Riachuelo acaba de lançar a FANLAB, uma nova área de negócio focada no público geek, que vai incluir uma operação independente, com presença tanto no ambiente físico como no digital, com um e-commerce exclusivo da marca.
Leia também: Habib’s lança seus primeiros produtos licenciados de Youtubers
A varejista já é famosa como a maior detentora de licenças do mercado e já trouxe coleções especiais com grandes franquias como Harry Potter, Marvel, DC, Star Wars, Free Fire, PKXD e outros em seu portfólio.
“A-proposta da FANLAB é oferecer ao cliente uma curadoria completa de todas as principais marcas e categorias do universo geek, é ser uma loja multicategoria que entrega tudo que um fã deseja. Nosso objetivo é apresentar a história completa do personagem. Trata-se de um mercado potencial que estudamos há mais de quatro anos. Sabemos o quanto esse público é engajado, que consome produtos relacionados a seus personagens favoritos e, por isso, acreditamos que a FANLAB irá trazer muito mais que produtos dedicados, mas se tornará um local onde todas as tribos e fandoms se encontram”, revela Elio Silva, diretor de Canais e Marketing da Riachuelo.
O público geek é exigente e, com isso em mente, a FANLAB lança o “Print on Demand”, uma tecnologia, desenvolvida especialmente para atender aos desejos dos fãs que procuram por peças de qualidade e óbvio, com seus personagens preferidos.
Uma das vantagens do serviço é disponibilizar uma prateleira infinita em que será possível encontrar peças com os últimos lançamentos dos streamings ou até mesmo os personagens mais “retrôs”, que fazem parte do imaginário, mas já não estão mais presentes nas telas e games do momento, independentemente do estoque.
A estampa é produzida na hora, e minutos após o pedido, o consumidor já pode levá-lo para casa.
O serviço é altamente estratégico para a marca, pois não ocorre desperdício, busca o consumo responsável e entrega exatamente o que o consumidor procura naquele momento.
A nova marca deve oferecer mais de 300 licenças ativas em produtos que vão desde peças de roupas e acessórios a itens colecionáveis, de decoração, moda casa e mundo pet de muitos destes universos, com a intenção de atender aos diferentes lifestyles de seus consumidores.
As primeiras unidades de lojas da FANLAB serão abertas no dia 25 de maio, quando é comemorado o “Dia do Orgulho Nerd”.
As duas primeiras lojas ficam em São Paulo, no Shopping Anália Franco e no MorumbiShopping.
O projeto arquitetônico é modular, que permite um visual merchandising diferenciado, levando uma proposta de conceito lúdico, ao permitir ações de marketing e experiências diferenciadas para esses clientes, que vão desde uma exposição, até o lançamento de uma coleção ou mesmo de um personagem.
“Queremos que os fãs se sintam transportados para um mundo inteiramente deles, onde podem viver e vestir suas paixões, encontrando tudo isso em um só lugar, como se estivessem atravessando um portal. A FANLAB já nasce dentro de um ecossistema omnicanal e integrado; uma one stop shop de quem respira este universo já que a loja permite essa mudança de cenário, essa liberdade e sem dúvida é um ponto de encontro para os geeks.”, conclui Silva.
Para este ano, o grupo planeja chegar a 5 lojas da FANLAB distribuídas por várias regiões do Brasil.
O lançamento da FANLAB está em sintonia com a criação de um ecossistema que procura entender os desejos e as necessidades dos clientes, conectando seus sonhos a realizações e disponibilizando produtos de altíssima qualidade.