A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas vai aproveitar sua participação na Abav Travel, na próxima semana, para realizar a 9ª edição do Fórum Abracorp no dia 29, sexta-feira, 10 da manhã, em Águas de Lindóia.
Explorando o tema “Reconectando o cliente corporativo”, a entidade pretende entender quais os rumos que o setor tomará após a pandemia, qual cenário econômico e quais estratégias são recomendadas para esses novos tempos.
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O Fórum Abracorp contará com a participação de Carolina Passarelli, gestora de Viagens da empresa Raízen, Marina Shimada, gestora de Viagens da empresa Honda, Silene Coelho, diretora de Vendas Regional da Rede Accor, Anderson Wolff, gerente de Vendas da Gol, e Augusto Bezerra, Diretor Regional de Vendas da Localiza. “É um momento importante que estamos vivendo no setor. Precisamos entende-lo pra tomar decisões imediatas e importantes para os negócios”, avalia Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.
Segundo os últimos estudos do BI Abracorp, o setor de viagens corporativas, em março/22 teve uma performance igual a março/19, antes da pandemia. Com um faturamento de R$ 869 milhões, ficou apenas 2,4% abaixo do período pré-pandemia. Mas os preços, como previsto pela Abracorp, ainda no início da pandemia, apontam que o cenário é diferente. Os custos impactam diretamente todos os segmentos, incluindo as TMCs. O resultado acumulado do trimestre aponta ainda uma defasagem, comparada com 2019, de -27%.
O setor de agências de viagens chegou a perder em torno de 50% dos empregos entre 2019 e 2021, em razão da retração das viagens corporativas. Em 2022, porém, na avaliação da Abracorp, já se espera uma recuperação dos empregos, que vêm sendo retomados desde o início deste ano. O desafio é conseguir trazer esses trabalhadores de volta e conseguir o equilíbrio sustentável diante da alta de preços. E isso tem impacto no custo dos serviços prestados pelas TMCs.