O estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, em Sevilha, é um local emblemático da história do futebol espanhol e europeu. É a casa do Sevilla desde a abertura das suas portas em 1958, tendo até recebido uma final da Taça dos Campeões Europeus e uma semifinal de Copa do Mundo. Com tantos momentos lendários acontecendo lá, há uma aura especial no estádio e o Sevilla procura capitalizar esse espaço, criando um novo modelo de negócios, além do futebol.
Um dos principais objetivos do clube é usar melhor o seu estádio, razão pela qual acaba de lançar o Sevilla FC Events e organizou uma consulta com os torcedores para definir planos de desenvolvimento futuros para a casa dos nervionenses, forma como é conhecida seus torcedores.
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Dado que o estádio com capacidade para 43 mil pessoas vai acolher a final da Liga Europa 2021/22 este ano, já foram realizados alguns trabalhos de remodelação para criar novas zonas e salas VIP. O Sevilla quer agora fazer uso destes espaços em dias sem jogos e o Sevilla FC Events vai ajudar o clube a conseguir isso, oferecendo às empresas a possibilidade de utilizar o local para reuniões, conferências, cerimônias, refeições, lançamentos de produtos, team building e outros eventos.
Como explicou o primeiro vice-presidente do clube, José María del Nido Carrasco: “Agora, com essas novas instalações, o objetivo é rentabilizar esses espaços e o próprio estádio em dias sem jogos. Essa é a meta do Sevilla FC Events. Estamos apenas começando com isso e temos boas previsões de receita, embora nesta fase prefiramos permanecer cautelosos em vez de gerar expectativas que podem não ser realistas. É verdade que estamos muito satisfeitos com a forma como foi este início.”
O projeto está criando um burburinho na cidade, tanto que o prefeito Antonio Muñoz participou do evento de lançamento do Sevilla FC Events. Dado que o estádio fica em uma parte da cidade bem conectada, próximo ao centro e a 15 minutos de carro do aeroporto, é o local perfeito para realizar negócios. Com hotéis e um centro comercial nas proximidades e com Sevilha como destino turístico cada vez mais atraente, as possibilidades são infinitas.
Como Del Nido Carrasco acrescentou: “Espanha e Sevilha viviam um boom no turismo de negócios (MICE) antes da pandemia e, mesmo agora, as previsões são interessantes quando se trata de investir em um local ou sede únicos, algo diferente e perfeitamente localizado para realização de eventos corporativos. O objetivo claro do Sevilla é ter um local que vá muito além de um estádio apenas para receber jogos, pois queremos que seja um edifício vivo, com uso diário, se possível”.
Mesmo em dias de jogos, o Sevilla tem trabalhado arduamente para tentar aproveitar ao máximo as suas instalações e aumentar as suas receitas. Eles melhoraram sua oferta VIP e de hospitalidade, instalaram um serviço take away de comida e bebida e tornaram o Wi-Fi do estádio mais rápido e confiável. Com tudo isso, o clube busca sempre o equilíbrio entre tradição e modernidade.
A diretoria também encomendou à multinacional norte-americana Legends um estudo com os torcedores para analisar se o clube deve melhorar o seu atual Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán ou considerar a construção de um novo terreno. Com o clube interessado em ouvir diretamente de seus torcedores sobre o que eles gostariam que seu estádio fosse, os resultados desta pesquisa terão muito peso em qualquer decisão que o Sevilla possa tomar em relação ao seu estádio.
Sobre isso, Del Nido Carrasco disse: “Percebemos que saber em primeira mão o que nossos membros e titulares de ingressos de temporada querem é fundamental quando se trata de decidir o que queremos. Eles são os que vão ao estádio regularmente, então saber o que eles querem nos ajudará a tomar decisões”.
O Sevilla é um dos times que integram a LaLiga, associação esportiva fundada em 1984 e que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha.
Conheça os espaços neste vídeo abaixo: