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Turkish Airlines cresce 10% e contabiliza lucro de 161 milhões de dólares no primeiro trimestre

Companhia aérea turca transportou 12 milhões de passageiros e teve excelente desempenho apesar da tensão geopolítica

Companhia aérea turca, Turkish Airlines, terminou o primeiro trimestre do ano com lucro líquido de 161 milhões de dólares e forte recuperação da demanda. O lucro real do período foi de 163 milhões de dólares, apesar da crise sanitária e da crescente tensão geopolítica.

Com um aumento de 10% em relação ao ano de 2019, a receita total da empresa foi de 3,1 bilhões de dólares. Desse total, 32% são referentes aos serviços de carga oferecidos pela companhia, com a Turkish Cargo, que registrou aumento de 141% em relação ao mesmo período em 2019.

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Apesar do aumento dos preços do petróleo, a companhia aérea registrou lucro líquido ao reduzir despesas totais em 2%, também em comparação com o ano de 2019.  Como resultado, o EBITAR- sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e aluguel-, que indica o potencial de geração de caixa da empresa, foi de 710 milhões de dólares, um aumento de 98% em relação ao mesmo período de 2019. A margem EBITAR aumentou 10,3 pontos em relação ao ano passado e passou para 23,3%.

Durante-o primeiro trimestre de 2022, a companhia atingiu 91% da taxa de ocupação de 2019. A Turkish Airlines transportou um total de 12,7 milhões passageiros, com taxa de ocupação de 83,6% em voos domésticos e taxa de ocupação de 68,6% em voos internacionais.

A Turkish Airlines fortaleceu sua identidade como companhia aérea global com sua ampla rede de voos, numerosas frequências e padrões de higiene superiores. Desde o final de março, a companhia aérea possui uma das frotas mais jovens e modernas do mundo com 372 aeronaves, 248 de fuselagem estreita e 104 de fuselagem larga, além de 20 aeronaves de carga.

Como líder da Europa, em termos de voos operados durante 2021, a Turkish Airlines manteve sua posição de liderança durante o primeiro trimestre de 2022 entre as operadoras de rede europeias. Durante a pandemia, a transportadora global tornou-se a quinta maior transportadora de carga aérea do mundo , de acordo com dados de fevereiro de 2022