Neste final de semana (24 e 25/04), a Aktuell traz para a capital paulista, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, o mais respeitado evento pet do mundo, onde o público e seus pets poderão conferir as novidades internacionais e brasileiras do segmento.
O mercado pet mundial cresce anualmente 12% e, de acordo com a Euromonitor International, movimenta cerca de US$65 bilhões. Só o Brasil, segundo colocado no ranking mundial deste segmento, movimenta mais de US$ 9 bilhões/ano entre alimentos, medicamentos, higiene, estética, centros de adestramentos e hotéis para atender seus 48 milhões de pets. Tudo isso tem um motivo muito especial: cada vez mais esses bichinhos ocupam lugar de destaque na vida de um, em cada seis brasileiros. Mais do que amigos, agora eles são como filhos.
“Pets são os novos bebês deste milênio”! Premissa que Mario DiFante – empresário americano e presidente do mais respeitado e luxuoso evento do segmento pet do mundo, a Pet Fashion Week – acredita e é levada a sério pelo empresário brasileiro Rodrigo Rivellino – diretor-presidente da Aktuell Comunicação – que trouxe o evento para o Brasil.
Já consagrado em Nova York e Tóquio, onde acontece há cinco e dois anos, respectivamente, o evento tem o objetivo de atender às necessidades e demandas das mais sofisticadas empresas e profissionais da indústria pet, oferecendo a oportunidade de apresentarem ao varejo seus produtos e inovações nos segmentos de moda, tosa e lifestyle. “Estamos muito confiantes neste projeto, falamos de um mercado muito promissor que está em quase 70% dos lares A/B do nosso País. É um evento que, não só, apresenta novidades e tendências do setor, mas um meio muito interessante para as marcas poderem se relacionar com as pessoas, afinal a atmosfera é 100% emocional, legítima e com conteúdo relevante para aqueles que amam seus animais”, completa Rivellino.
A edição brasileira do evento foi adaptada, além da área de trade show e desfiles, que também acontecem no exterior, a Pet Fashion Week São Paulo será aberta ao público. Segue aqui as atrações do evento:
Trade Show
Área exclusiva para marcas e profissionais do trade pet. São cerca de 40 expositores, entre nacionais e internacionais, que vão apresentar as novidades em roupas, acessórios e produtos para animais. Destaque para as marcas internacionais Les Poochs (França), Manfred of Sweden (Suécia), Romy & Jacob (Canadá) e Ken Yoshitake (Japão), que chegam ao mercado brasileiro por intermédio da PFWSP.
Outras empresas já confirmadas: Centagro, Crystal Dog, DrogaVet, Dog´s Care, Empório Pet, Empório Animal, Fashion Cão, Instituto Sierra, Pet Finess, Pet Society, Pet Mell, Pet in Bag, SoroPet e Woof.
Desfiles
Serão dois desfiles no dia de hoje (24/04), um às 17hs e outro às 20hs, para convidados. Ao todo são nove marcas participantes, sendo seis nacionais e três internacionais, cada uma deve desfilar entre cinco a oito looks sob o tema New York Street Styles – inspirado em importantes locais de Nova York como a 5th Avenue (Upper East Side), Bleecker Street (West Village), Spring Street (Soho), Chelsea Hotel (Chelsea) e da Bedford Street (Brooklyn).
As grifes internacionais que vão apresentar as tendências são: a peruana Alqo Wasi, a americana Bullyware, a argentina Margoff, as canadenses Hartman & Rose e Romy and Jacob e a sueca Manfred of Sweden. E as nacionais são: Empório Animal, Inés e Pharo.
O público poderá conferir a transmissão da edição da tarde por meio de telão instalado na área de visitação. O desfile noturno será beneficente, arrecadando doações para o Instituto Cão Guia Brasil.
Clínicas
Alguns dos principais nomes do setor nos Estados Unidos lideram palestras sobre Dermatologia Canina (Jessica Melman), Tosa (Kathy Rose), Obediência (Harrison Forbes) e Pet Fashion Trends (Mario DiFante).
Competição de Tosa by Les Poochs
Os oito melhores tosadores brasileiros participam do concurso de tosa de poodles gigantes, nos dois dias da PFWSP, aberto ao público. A cada dia, quatro profissionais mostram o seu talento.
Exposições
“Looks Caninos por Grifes Brasileiras”, com a participação de estilistas como, por exemplo, Glória Coelho, “Global Pet Jackets by Manfred of Sweden” e os finalistas do “Fashion Institute Technology Awards”.
Área de Convivência
Aberto ao público para visitação, com exposição de produtos, Pet Store, Café Lounge, estandes dos principais parceiros do encontro e transmissão dos desfiles.
A Pet Fashion Week São Paulo tem investimento de R$1,5 milhão e espera receber oito mil pessoas durante os dois dias de evento.
Compromisso
Outro diferencial da PFWSP é o apoio ao Instituto Cão Guia Brasil, entidade sem fins lucrativos que treina cães brasileiros para serem doados como cães guias a pessoas portadoras de deficiência visual. “É uma satisfação poder ajudar uma das instituições brasileiras que realizam um trabalho tão sério e belo como o de treinar cães guias. Para se ter ideia, hoje o Brasil tem cerca de seis milhões de pessoas portadoras de deficiência visual e apenas 70 cães guias, sendo que somente o Instituto Cão Guia Brasil tem mais de seis mil pessoas na fila de espera”, afirma Rivellino.
Swarovski é puro luxo na PFWSP
Na Pet Fashion Week, o Brasil terá a oportunidade de conhecer Manfred of Sweden , a marca pet premium mais destacada do mundo. Ann & Björn Gärdsby, proprietários da marca, estão no Brasil para acompanhar a exposição das peças, todas criadas com cristais Swarovski.
O valor médio das peças é de US$5000. Entre elas, uma das mais valiosas, cravejada com mais de cinco mil cristais Swarovski, a Fairytale Jacket, vendida na Harrods de Londres, por US$ 21 000.
Para a exposição no Brasil, a marca criou uma peça exclusiva em patchwork de tecidos vintages e adornada com aproximadamente mil cristais Swarovski, homenageando as cores, sons, música, dança e a beleza do povo brasileiro.
As criações da Manfred of Sweden aliam sofisticação, praticidade e todos elementos necessários para proporcionar conforto aos cães.