O piloto acrobata Adilson Kindlemann, de 36 anos, representará as cores do Brasil na temporada 2010 do Red Bull Air Race, o Mundial de Corrida Aérea. Será a primeira vez na história da competição que um brasileiro fará parte da elite da categoria, formada por 15 pilotos.
Kindlemann foi um dos escolhidos na classificatória que leva ao Mundial, conhecida como Red Bull Air Race Camp, realizada na cidade espanhola de Casarrubios e ganhou o direito de competir na temporada do Red Bull Air Race 2010.
A confirmação é a realização de um sonho para Kindlemann, piloto comercial com mais de 11 mil horas de voo no currículo e considerado o melhor piloto acrobático do Brasil. Adilson é natural de Registro (SP), mas vive desde a infância em Curitiba.
Para ele, a vaga no Red Bull Air Race era uma obsessão desde que assistiu à única etapa do Mundial realizada no País até hoje, no Rio de Janeiro em 2007. Agora estará nos céus, enfrentando estrelas como Paul Bonhomme, Hannes Arch, Kirby Chambliss e Peter Besenyei.
Existem boas chances de Adílson correr “em casa” em 2010, isso porque, o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, informou que a etapa brasileira da competição acontecerá nos dias 08 e 09/05, conforme adiantou Ancelmo Gois em sua coluna no Globo. Já a Red Bull no Brasil afirmou que a realização do evento ainda não foi decidida.
“A corrida será um grande evento, transmitido para 115 países em todos os continentes. A projeção da cidade, com os aviões voando com o Pão de Açúcar ao fundo, é uma propaganda de valor incalculável”, disse Antônio Pedro, por meio de sua assessoria.
Preocupada com o impacto que a corrida aérea poderá causar no Parque do Flamengo, a Associação de Moradores e Amigos do Flamengo (Flama) informou que exigirá da prefeitura garantias de reforço na segurança e na orientação do trânsito, para evitar os problemas enfrentados em 2007. Na ocasião, o Aterro do Flamengo ficou lotado. O engarrafamento teve reflexos em vários pontos da cidade. Ônibus tiveram problemas para circular e, sobrecarregado, o metrô pedia aos passageiros que não desembarcassem em Botafogo, devido à superlotação da estação.
A presidente da Flama, Leila do Flamengo, disse ainda que pretende pedir à prefeitura a reforma do Parque do Flamengo, como compensação pela realização da prova. A Secretaria Municipal de Turismo informou que a prefeitura está disposta a oferecer toda a infraestrutura para a realização da prova.
Sobre o Red Bull Air Race
Criado em 2003, o Red Bull Air Race é a maior aão de marketing promocional do planeta, sendo o único campeonato mundial de corrida de aviões reconhecido pela FAI, a Federação Aeronáutica Internacional. A Corrida Aérea já visitou mais de 15 países desde a sua criação, incluindo o Brasil – em 2007. Naquele ano, a segunda etapa da temporada teve como cenário a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Na ocasião, um público de um milhão de pessoas lotou a praia de Botafogo.
Quinze pilotos disputam a temporada, voando em etapas como Abu Dhabi, Londres, Barcelona e San Diego. Os competidores voam contra o relógio em um circuito especialmente montado com “Air Gates”, pilões infláveis que demarcam o traçado. Em 2009, o inglês Paul Bonhomme sagrou-se campeão mundial pela primeira vez.